Cateter venoso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ESTUDO DA ACUPUNTURA NO ALÍVIO DOS EFEITOS COLATERAIS DA QUIMIOTERAPIA NO CÂNCER DE MAMA

Cristiane Barros Rossa¹
Marga Simone Kono¹
Gisele Gomes ReichelL²

RESUMO:
A acupuntura vem sendo estudada em vários aspectos do tratamento do câncer, devido à crescente demanda de pacientes que buscam as terapias complementares. Este artigo teve como objetivo uma pesquisa teórico-reflexiva quediscorre sobre alívio dos efeitos colaterais da quimioterapia através da acupuntura, a qual vem despertando grande interesse de diversas classes da área da saúde. Onde busca-se explorar este assunto focado no atendimento de enfermagem, trazendo dados atuais para demonstrar a importância da acupuntura. A partir de 1970, tiveram início diversos estudos científicos no sentido de comprovar a eficácia daacupuntura. A Organização Mundial de Saúde (OMS) editou uma lista com 41 doenças que apresentaram excelentes resultados com o tratamento de acupuntura onde aparecem os efeitos colaterais da quimioterapia como sintomas tratáveis por acupuntura. Visando todos os benefícios que os pacientes em tratamento quimioterápico podem obter através da acupuntura como forma de tratamento complementar, énecessária a divulgação da prática da acupuntura especialmente praticada por enfermeiros habilitados para amenizar os efeitos colaterais dos quimioterápicos e promover a qualidade de vida durante o tratamento convencional.
PALAVRAS-CHAVE: Acupuntura, câncer de mama, quimioterapia.

ABSTRACT:

Acupuncture has been studied in various aspects of cancer treatment, due to the increasing demand of patientswho seek complementary therapies. This study aimed to a theoretical-reflexive relief that talks about the side effects of chemotherapy with acupuncture, which is attracting great interest from diverse health care. Where we seek to explore this subject addressed in nursing care, bringing current data to demonstrate the importance of acupuncture. Since 1970, started several scientific studies toprove the efficacy of acupuncture. The World Health Organization (WHO) issued a list of 41 diseases that had excellent results with the acupuncture treatment where there are the side effects of chemotherapy symptoms as treatable by acupuncture. Aiming to all the benefits that patients undergoing chemotherapy can get through acupuncture as a complementary treatment, it is required to practiceacupuncture practiced by specially qualified nurses to alleviate the side effects of chemotherapy and promote quality of life during treatment conventional.

KEY WORDS: Acupuncture, breast cancer, chemotherapy.

¹Discentes do 7º período do curso de graduação da Universidade Campos de Andrade – UNIANDRADE.
²Docente do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Campos de Andrade – UNIANDRADE.Orientadora. Nutricionista. Mestre em Saúde e Meio Ambiente. Especialista em Acupuntura.

INTRODUÇÃO

O câncer é uma doença em que o mecanismo de divisão celular sofre alterações, levando a uma proliferação celular exacerbada, acima das necessidades do tecido. Uma das formas de tratamento utilizada para inibir o crescimento das células malignas é a quimioterapia, composta por agentescitotóxicos que produzem efeitos colaterais e adversos, dentre eles os mais significativos são náuseas e vômitos1.
Existem estudos que apontam para a hipótese da origem do câncer ser de fundo emocional e com isto a acupuntura ganha foco maior por trabalhar principalmente com o estado mental e o emocional.
A acupuntura, sendo de origem chinesa e com uma história milenar, trata o mental e o físico semdissociar o ser humano em partes, promovendo o equilíbrio do mesmo, sem excesso, sem medicações que podem ocasionar efeito colateral, fazendo com que cada pessoa possa buscar sua saúde.
Consiste numa técnica milenar, usada para tratar e prevenir doenças, e sua atuação se dá através da estimulação de terminações nervosas, sendo assim, uma técnica tão antiga e com uma atuação do próprio organismo...
tracking img