Catequese

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1351 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SACRAMENTO DO BATISMO

“Aconteceu naqueles dias, que Jesus veio de Nazaré da Galiléia e foi batizado por João no rio Jordão. E, logo ao subir da água Ele viu os céus rasgando e o Espírito, como uma pomba, descer até Ele e uma voz veio dos céus: Tu és o meu Filho amado, em Ti me comprazo.” (Mc 1,9-11)

Antes de Jesus, já havia no antigo Egito e na Babilônia, banhos sagrados com a finalidade depurificar a pessoa mergulhada na água. João Batista realizava essa mesma prática, mas seu objetivo era a conversão para o perdão dos pecados. Jesus se faz batizar por João no Jordão, não porque precisava de conversão ou purificação, mas para mostrar que, a partir dali, estava sendo inaugurado um novo Batismo (o da graça) e uma nova religião (a do Espírito). E, ainda, para que Deus pudessemanifestar publicamente aos homens o seu Filho amado.


Nosso batismo foi instituído por Jesus. Ele ordenou aos seus discípulos: “Vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo e ensinando-os a observar tudo quanto Vos ordenei. E eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos”. (Mt 28,19-20)Lucas apresenta Jesus sendo batizado junto com o povo. Isso mostra que Ele veio para se solidarizar com a humanidade. É assim que realizará seu projeto de vida. Cabe a cada um de nós, batizados, aderirmos a essa missão: estar à disposição da comunidade, ajudar aos nossos irmãos a defender os seus direitos e a denunciar toda e qualquer injustiça contra o projeto de vida de Deus. O Batismo impõeresponsabilidades:
1 - Para com Deus – fé, aliança, culto e oração;
2 - Para com a Igreja – fidelidade, respeito e colaboração,
3 - Para com o próximo – caridade, justiça e serviço.

Assim como o Batismo é a fonte de responsabilidades e deveres, é também, segundo São Gregório de Nazianzo: Graça, porque é dado até à culpados; Dom, porque é conferido àqueles que nada trazem;Unção, porque é sagrado e régio; Iluminação, porque é luz resplandecente; Veste, porque cobre nossa vergonha; Banho, porque lava; Selo, porque nos guarda e é sinal do Senhorio de Deus.

O Batismo é um Sacramento que nos reconduz à comunhão com o Deus Pai que nos proclama Seus filhos muito amados aos nos tornar membros de Seu filho Jesus. Isso nos faz ser Igreja (assim como Jesus o é), pois nosinfunde a fé, a esperança e a caridade.
É um nascer de novo, da água e do Espírito (Jo 3,1-8). É a porta de entrada na Igreja. A partir do Batismo somos inseridos numa comunidade eclesial. Somos Corpo de Cristo, que é cabeça da Igreja. Temos a mesma missão de Jesus Cristo – enviados para falar em nome Dele, ser sal, luz e fermento. Evangelizar levando a Boa Nova a toda a criatura.

O batismo(mergulho) é um gesto litúrgico realizado com água e contém em sua realidade simbólica dois momentos: a imersão (a adesão à Jesus, à missão) e a emersão (a vida nova em Jesus). Esse mergulho nos exorta à purificação, à conversão e a um novo nascimento (o da água e do espírito).

Batizar quer dizer mergulhar. Todos os homens e mulheres estão mergulhados no acontecimento de salvação, todos estãomergulhados em Jesus Cristo – Ele veio para dar vida ao mundo. Veio salvar e não condenar.
[pic]
QUESTÕES:

Por que a Igreja Católica confere Sacramento do Batismo aos bebês?
O Batismo atinge a pessoa no íntimo do seu ser. É a totalidade da pessoa que está sendo batizada, não apenas uma parte dela (Não só o corpo – físico – criança, mas o Ser como um todo: corpo e espírito). É o que a Igreja vemadmitindo desde os primeiro séculos, ao considerar válido o batismo de crianças. Além disto quando se vive em comunidade queremos levar nossos filhos também, pois, é lá que ele irá crescer na fé.

Pode-se batizar mais de uma vez?
Não. O batismo é um só. É um sinal indelével, não pode ser reiterado. O batizado que tiver permanecido fiel às exigências do seu Batismo, poderá caminhar “marcado...
tracking img