Catequese, chegada dos jesuitas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Catequese e o Início da Colonização: Os Jesuítas e a Educação da Elite; A Reforma Pombalina;

Segundo vários estudiosos a história da educação no Brasil pode ser dividida em duas fases: antes e depois da expulsão dos jesuítas. Portanto examinaremos primeiramente a educação brasileira a partir da ação dos jesuítas.
Os jesuítas no Brasil
Os jesuítas faziam parte da Companhia de Jesus, ordemcriada por Inácio de Loyola em 1534 no contexto da Contra-Reforma Católica A companhia de Jesus, donde se origina o nome jesuíta, foi fundada por Inácio de Loyola um soldado espanhol que no decurso de sua recuperação de um ferimento em combate foi acometido por uma devoção religiosa tal que se transformou em “soldado de cristo”. O objetivo principal da ordem era a de propagar a fé católica, lutandocontra os pagãos e heréges. Com este ideal espalharam-se pelo mundo: Europa, Ásia, África e América. Mas logo perceberam que seria mais fácil propagar a fé conquistando os jovens e as crianças, pois os adultos mostravam-se intolerantes. E nada mais adequado para este fim do que a criação de escolas. A ação pedagógica dos jesuítas formou gerações e gerações de jovens por mais de duzentos anos. Em1579 os jesuítas possuiam 144 colégios ao redor do mundo e em 1749 eles já eram 669.
Os jesuítas chegaram ao Brasil com o governador geral Tomé de Souza em 1549. Entre eles estava o padre Manuel da Nóbrega, jesuíta que teve importante papel na educação e catequese dos índios no Brasil. Como “soldados da fé católica” os jesuítas tinham o objetivo de disseminar o catolicismo e a educação serevelava como a principal via de acesso para alcançar este objetivo. Apenas quinze dias depois de sua chegada na recém fundada cidade de Salvador os jesuítas já conseguiram fazer funcionar uma escola elementar de “ler e escrever”.
Ao padre Manuel da Nóbrega juntaram-se outros dois expoentes: Aspilcueta Navarro (o primeiro jesuíta a falar a língua dos índios) e José de Anchieta (o patrono do Brasil).Segundo o historiador Fernando de Azevedo este trio representou a melhor, mais bela e heróica fase da história dos jesuítas no Brasil, fase esta que foi de 1549 até 1570 data da morte de padre Nóbrega.
Neste período os jesuítas aprenderam a língua tupi-guarani, elaboraram material didático para a catequese e Anchieta organizou uma gramática tupi.
Num primeiro momento os jesuítas ensinavam os filhosdos índios chamados “curumins” junto com os filhos dos colonos. Neste processo Anchieta usava de vários recursos como música, poesia, teatro. Substituíram as cantigas sensuais cantadas pelos índios pelos hinos de louvor á Virgem Não demorou para que houvesse um choque cultural entre os valores dos indígenas e os do colonizador. 
Os jesuítas permaneciam um determinado período nas tribosrealizando a “pregação” e batismos e, para dar continuidade ao trabalho logo seguiam para outra tribo. Mas acabaram percebendo que esta maneira não estava surtindo os efeitos necessários de conversão que eles esperavam. Para que as conversões fossem realmente consolidadas foram criadas as “missões” ou “reduções”. Do século XVI ao XVII os jesuítas desenvolveram a catequese através do confinamento indígenanas missões ou reduções
As missões ou reduções eram povoamentos ou aldeias criadas pelos jesuítas. Possuíam uma organização bem definida que podia reunir várias etnias. Foram construídas casas para cada família, pois os jesuítas se surpreenderam com o fato de 200 famílias morarem numa mesma oca. A catequese nas missões, reduções, povoamentos ou aldeias era mais eficiente. Os jesuítas ensinavamregras de higiene e saúde, técnicas e práticas agrícolas. Algumas missões foram muito prósperas. Praticavam agricultura, criação de gado, artesanato. Nas missões os jesuítas tinham uma ação ampla de conversão religiosa, educação e trabalho.. A ação dos jesuítas através da catequese e da conversão procurava anular a cultura e as tradições indígenas, pois, as mesmas eram reconhecidas como inferiores,...
tracking img