Categoria d

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (333 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CATEGORIA D

A categoria D é resíduos comuns ou domiciliares identificado pelo simbolo de material reciclável que se caracterizam por não oferecerem riscos biológicos, radiológico ao meio ambientebem como a saúde, como exemplo pode se citar os restos de alimentos, fraldas, equipos de soro entre outros.

Acondicionamento

Devem ser acondicionados conforme as orientações dos serviçoslocais de limpeza urbana, utilizando-se sacos impermeavéis, contidos em recipiente e receber identificação.

Identificação

Para os resíduos do grupo D destinados a reciclagem ou reutilização, aidentificação deve ser feita nos recipientes e nos abrigos de guarda de recipientes, usando código de cores e suas correspondentes nomeações, baseado na resolução conama nº 275/2001, e simbolo de tipo dematerial reciclavél:
AZUL= papéis
AMARELO= metais
VERDE= vidros
VERMELHO= plásticos
MARROM= resíduos orgânicos
Para os demais resíduos do grupo D deve ser utilizada a cor CINZA nos recipientes.Caso não exista processo de segregação para reciclagem, não existe exigência para a padronização de cor destes recipientes. São admissivéis outras formas de segregação, acondicionamento eidentificação dos recipientes destes resíduos para fins de reciclagem, de acordo com as caracteristicas específicas das rotinas de cada serviços.

Tratamento

Os resíduos liquidos provenientes de esgoto e deáguas servidas de estabelecimento de saúde devem ser tratadas antes do lançamento no corpo receptor ou na rede coletora de esgoto, sempre que não houver sistema de tratamento de esgoto coletivoatendendo a aréa onde está localizado o serviço, conforme definido no RDC anvisa nº 50/2002.
Os resíduos orgânicos, flores, resíduos de podas de árvores e jardinagem, sobras de alimentos e de preparo dessesalimentos, restos alimentares de refeitórios e de outros que não tenham mantido contato com secreções, excreções ou outro fluído corpóreo, podem ser encaminhados ao processo de compostagem.
Os...
tracking img