categoria dos axidos, sais, oxidos

893 palavras 4 páginas
SUMÁRIO

Objetivos......................................................................................01 Ácidos........................................................................................ 02 Bases...........................................................................................03 Sais..............................................................................................04 Óxidos...........................................................................................05 Conclusão......................................................................................06 Bibliografia.....................................................................................07

OBJETIVOS

● Conhecer melhor as funções e utilidades de cada ácido, bases, sal e óxidos.

FUNÇÕES DOS ÁCIDOS

- Ácido sulfúrico (H2SO4) – produto químico mais utilizado na indústria, por isso o consumo de ácido sulfúrico mede o desenvolvimento industrial de um país. É corrosivo e muito solúvel em água. É usado em baterias de automóveis, na produção de fertilizantes, compostos orgânicos, na limpeza de metais e ligas metálicas (aço).
- Ácido clorídrico (HCl) – é um dos componentes do suco gástrico do nosso estômago. O HCl puro é um gás muito corrosivo e tóxico. O HCl em solução aquosa é sufocante e corrosivo. É usado na limpeza de pisos e paredes de pedra ou azulejo. O ácido muriático é o ácido clorídrico impuro.
- Ácido fluorídrico (HF) – é utilizado para a produção de alumínio, corrosão de vidros (em automóveis), decoração em objetos de vidro. É altamente corrosivo para a pele.
- Ácido nítrico

Relacionados

  • Cardiologia
    45499 palavras | 182 páginas