Catastrofe do mar de aral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Catástrofe do Mar Aral
Daiane Lavall¹
O Mar de Aral. Vídeo do Youtube. Enviado por Mikael em 25 out.2012. Duração: 30min.
O documentário, Mar de Aral, trata de um imenso lago de água salgada, localizado no continente asiático entre o Cazaquistão (norte) e o Uzbequistão (sul), que em menos de trinta anos perdeu tamanho de forma considerável causado pela ação antrópica, maisespecificamente pelo desvio de parte de suas águas que foram destinadas a irrigação.
Em 1930 canais gigantes foram construídos para direcionar a água para as estepes secas e transforma-las em campos de algodão e arroz. A aquisição das estepes secas começou durante a fundação do poder soviético, e a enorme construção acelerou nos anos de Stalin. Na época o algodão era necessário para aindústria de defesa e o arroz para programas de alimentação. Eram problemas que na época, Stalin decidiu resolver com uma única medida: utilizar as margens dos rios Sir Dária e Amu Dária com uma enorme plantação de algodão e arroz.
No final dos anos 50, as pessoas já sabiam que o constante crescimento da produção de algodão poderia terminar com o mar de Aral, como o presidente da Academia deCiências da Turquia disse no fim da década de 50: “eu pertenço há aquele grupo de cientistas que acredita que secar o Mar de Aral representa uma vantagem muito maior do que preserva-lo. Só o cultivo do algodão já irá cobrir a falta da pesca e da indústria existente no Mar de Aral.”.
O sucessor de Stalin, Khrushchov acelerou o desenvolvimento e mais terras foram alagadas. No final dosanos 50, Khrushchov introduziu o sistema das terras virgens, desenvolvido para cultivar 250 mil Km² das estepes cosacas com algodão, uma área do tamanho da Itália. Khrushchov disse: “não vamos perder tempo com discussões, usem quanta água for necessário.” Uns poucos cientistas tentaram argumentar contra o projeto, mas ninguém escutou.
Levou alguns anos antes que a intensa irrigaçãoprovocasse sequelas no mar de Aral, mas ao fim dos nos 60 os resultados se tornavam claros para todos. Em apenas dez anos mais de 6000 Km² do mar de Aral haviam sido drenados. A intensa redução do nível do mar começou em 1969 e foi facilmente notada quando o nível desceu dois metros e quando os peixes começaram a desaparecer, o tamanho da tragédia começou a ser revelado. A produção do algodãocontinuou a crescer junto com o consumo da água dos rios que desaguavam no mar de Aral. O solo irrigado havia produzido cinco milhões de toneladas de ouro branco. A produção quadruplicou devido à estepe e forneceu o algodão mais barato. Os investimentos feitos no cultivo do solo foram compensados muitas vezes.
Em meados da década de 70, o nível da água do mar havia caído mais de 3 metros emapenas cinco anos e outros 5000m² do leito do mar de Aral ficaram expostos. O governo russo agora se conscientizava que os problemas haviam surgido, e uma comissão fez uma visita há região junto com o vice - ministro de pesca. Quando chegaram lá viram que a situação era aterrorizante. Metade das pessoas que moravam na Vila do Aral se mudaram entre 1976 e 1978, e toda a vida se extinguiu naquelaárea. O nível do rio Sir Dária caiu drasticamente e as árvores na Vila começaram a murchar e a morrer. O nível do mar caiu rapidamente. Era difícil de acreditar, mas o mar de Aral encolhera, ficando com o tamanho de 15 a 20 km em apenas dois anos. No fim dos anos 70 a indústria de pesca parou completamente. Em 1980 o porto estava totalmente seco e as barcaças não podiam mais navegar. Só pequenosbarcos de pesca, para duas pessoas conseguiam entrar no mar. Para manter a decadente indústria pesqueira, os peixes eram trazidos de trem de áreas remotas pelo mar Náutico e pelo mar do Japão.
No início de 1970, um grande plano foi proposto como solução para o problema do Mar de Aral, o plano foi chamado de projeto do século, era bem mais ambicioso que o projeto inicial que secara o...
tracking img