No dia treze de setembro de mil novecentos e oitenta e sete, em uma clinica que havia mudado sua sede, tinha sido deixada no local uma bomba de CÉSIO 137 um tipo elemento radioativo que era usado emradioterapia e era composto de chumbo e metal. O mundo, um ano antes, ficou perplexo com acidente na usina nuclear da Ucrânia, antiga União Soviética na cidade de Chernobyl, mas no Brasil esteacidente era uma realidade muito distante. Porém, um ano depois, o acidente de Goiânia com Césio 137 provaria o contrário.
Dois amigos Wagner e Roberto entraram no prédio da clínica abandonada etiveram a ideia de pegar a peça e vender como material reciclável, eles levam o aparelhopara casa de Roberto, chegando lá eles conseguiram romper o lacre da peça,daísurgiram os primeiros sintomas nosdois amigos como enjoo diarreia e fraqueza,mais não sabia que estavam doentes por causa da cápsula e muito menos do póbranco de dentro dela que se parecia com sal de cozinha. Depois de cincodiasdecidiram vender a cápsula para Devair,dono do ferro velho da cidade. Então, osempregados de Devair conseguem desmontar completamente a peça de chumbo eguardaram na prateleira. Já à noite, Devair éatraído por uma luz intensaazulada que provinha da peça. Aquele brilho que lhe cantou era o prenúncio do maior acidente radioativo em área urbana que o mundo iria presenciar.
O misterioso pó branco quebrilhava no escuro chamou a atenção de Devair, que levou para casa e mostrou a sua família, parentes e amigos.No sexto dia, Devair recebe a visita do seu irmão, Odesson que por curiosidade pegaria no póde Césio 137, na manhã seguinte quando Odesson vai trabalhar, ele é motorista de ônibus então ele iria contaminar centenas de pessoas, no dia seguinte Devair recebe a visita do seu outro irmão Ivo ,que por sua vez levaria o pó e mostraria para sua filha Leide Das Neves Ferreira que tinha apenas seis a nos de idade , depois de ter pego no pó ela vai jantar e se contamina ao levar a mão na sua... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Catastrófe em goiânia. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Catastr%C3%B3fe-Em-Goi%C3%A2nia/216681.html

MLA

"Catastrófe em goiânia" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Catastr%C3%B3fe-Em-Goi%C3%A2nia/216681.html>.

MLA 7

"Catastrófe em goiânia." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Catastr%C3%B3fe-Em-Goi%C3%A2nia/216681.html>.

CHICAGO

"Catastrófe em goiânia." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Catastr%C3%B3fe-Em-Goi%C3%A2nia/216681.html.