Catapora

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (893 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Desenvolvimento
Causas
Em um quadro típico, uma criança fica coberta de erupções e não pode ir à escola por uma semana. Na primeira metade da semana, a criança sofre muito com a intensa coceira;na segunda metade, sofre de tédio. Desde a introdução da vacina contra a catapora, a doença tornou-se muito menos frequente.
A catapora é facilmente transmitida para outras pessoas. O contágioacontece através do contato com o líquido da bolha ou através de tosse ou espirro, se dá por meio de gotículas ou secreções nasais contendo o vírus, mesmo que os sintomas ainda não tenham surgido. Alémdisso, a secreção das feridas também é contaminante, até mesmo quando já formaram as “casquinhas”. Geralmente, a vacina previne a doença completamente ou a torna muito moderada. Mesmo aqueles queestão infectados com uma versão moderada da doença podem ser contagiosos. Todos os pacientes devem evitar tocar ou coçar as feridas, já que tais atos podem provocar infecções bacterianas, causandocomplicações e aumentando a probabilidade de a pele ficar manchada.
Quando alguém é infectado, a catapora leva de 10 a 21 dias para se manifestar. As pessoas tornam-se contagiosas de 1 a 2 dias antes de adoença irromper no corpo. Elas permanecem contagiosas enquanto as bolhas encrostadas estão presentes.
A maioria dos casos de catapora ocorre em crianças menores de 10 anos. A doença costuma sermoderada, embora possam ocorrer sérias complicações em alguns casos. Normalmente, os adultos e as crianças mais velhas ficam mais gravemente doentes do que crianças menores.
Os filhos de mães quetiveram catapora ou crianças que receberam a vacina estão menos predispostas a se contagiar com a doença antes do primeiro ano de vida. Caso a doença ocorra no primeiro ano de vida, ela costuma sermoderada. Isso se deve aos anticorpos presentes no sangue da mãe que as protegem. As crianças menores de 1 ano cujas mães não tiveram catapora nem foram vacinadas podem ter uma versão mais grave da...
tracking img