catalogiatta

13554 palavras 55 páginas
bnoijççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççççO plano de negócios pode ser considerado a principal ferramenta de gestão do empreendedor. Muito se fala a respeito deste documento nos dias atuais, mas poucos empreendedores sabem como elaborar um e por que o plano de negócios pode definir o sucesso ou fracasso de um negócio. Cabe lembrar que não se aplica apenas aos negócios em fase inicial de desenvolvimento, mas pode e deve ser utilizado por qualquer empresa, em qualquer estágio.

Mas o que seria o plano de negócios? A palavra já remete ao termo “planejamento”, ou seja, estudar o negócio e os cenários possíveis para seu futuro. Mas não se trata de adivinhar o futuro, trata-se de tentar antecipá-lo, prevendo como a empresa poderá crescer, em quais mercados, com quais produtos, qual será a estrutura necessária para estas atividades acontecerem, recursos, pessoas etc.

Para que seu resultado seja válido, há a necessidade de se fazer muita pesquisa, entender o mercado onde a empresa vai atuar, conhecer a concorrência e fazer cálculos de investimento e retorno. Todo candidato a empreendedor, ou mesmo aqueles que já estão à frente de um negócio próprio, só têm a ganhar ao elaborar um, pois poderão evitar fazer parte das estatí-sticas negativas acerca das falências de negócios nos seus primeiros anos de vida. A principal causa da mortalidade das empresas em fase inicial de desenvolvimento tem sido apontada de forma sistemática como sendo o mau planejamento ou a ausência de um. http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/plano-de-negocios-a-ferramenta-de-gestao-do-empreendedor/1404/ O plano de negócios pode ser considerado a principal ferramenta de gestão do empreendedor. Muito se fala a respeito

Relacionados