Catalizadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Novas Resinas Produzidas com Catalisadores Metalocênicos
Madalena C. Forte, Márcia S.l. Miranda e Jairton Dupont

Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão sobre os tipos de polímeros produzidos com a última geração de catalisadores do tipo Ziegler-Natta, conhecidos como catalisadores metalocênicos. Inúmeros trabalhos científicos e informes técnicos sobre a utilizaçãodestes catalisadores em nível industrial, têm sido publicados sistematicamente nos últimos 5 anos. Uma revisão sobre catalisadores metalocênicos abordando sua natureza química e o seu potencial de utilização,já foi apresentada anteriormente pelos mesmos autores deste artigo '. Este trabalho focaliza as propriedades relativas aos polímeros produzidos com esses sistemas catalíticos.

Palavras-chave:Metaloceno, polietileno, polipropileno, poliestireno, copolímeros etileno-alfa-olefinas,
artigo de revisão

Introdução
Uma nova geração de poliolefinas está surgindo cujas combinações de propriedades deverão ultrapassar em desempenho algumas das propriedades de materiais disponíveis no mercado, com grande potencial de aplicações em filmes, cabos e em plásticos de engenharia. A chave paraessa nova geração de poliolefinas são os catalisadores metalocênicos utilizados para sintetizá-las. Esses novos sistemas catalíticos baseados em compostos ciclopentadiênicos de metais de transição' como titânio, zircônio e háfnio, polimerizam eficientemente eti leno, propileno, além de outras alfa-olefinas lineares e cíclicas. Esses sistemas são capazes de polimerizar também estireno e monômerosfuncionalizados como cloreto de vinila, acrilonitrila e outros.

Sistematicamente nos últimos três anos, têm sido realizados congressos voltados inteiramente à catalise de metalocenos e à aplicação das poliolefinas produzidas com o objetivo de mostrar a versatilidade desse tipo de catalisador. A utilização desses novos catalisadores para a polimerização de alfa-olefinas tem permitido um melhorentendimento do mecanismo de reação, responsável pelo crescimento da cadeia do polímero, bem como da química do centro catalítico e da sua estereoespecificidade. Em contraste com os catalisadores Ziegler-Natta heterogêneos, os metalocênicos possuem uma única espécie ativa com um tipo de coordenação bem definido. Isto torna possível correlacionar a estrutura do metaloceno com propriedades dospolímeros tais como peso molecular, microestrutura, cristalinidade e propriedades mecânicas.

Madalena C. Forte, OPP Petroquímica/Centro de Tecnologia -11/ Pólo Petroquímico, Vila Oeste, Lote 5,95853-000, Triunfo, R.S.; Márcia 5.L. Miranda e Jairton Dupont, UFRGS/lnstituto de Químíca/Grupo de Catálise - Av. Bento Gonçalves, 9500, 91501-970, Porto Alegre, R.S.

Polímeros: Ciência e Tecnologia -Jul/Set - 96

49

o Quadro I mostra fatos relevantes que aconteceram ao longo do desenvolvimento e utilização dos catalisadores metalocênicos2. Desde os anos 80, os produtores de resinas têm se engajado numa corrida intensa para o depósito de patentes. A primeira patente aplicada na área de desenvolvimento de produto foi feita pela Viskase Corpo (1993), sobre a aplicação de filmes multicamadaspara empacotamento de carnes, utilizando o plastômero Exxact 3027 da Exxon feito com catalisador metalocênico. Com os catalisadores tipo metaloceno é possivel a obtenção de resinas com distribuição de peso molecular estreita e uniforme, e, alto teor de comonômero incorporado com distribuição homogênea. A única poliolefina comparável a estas resinas com distribuição de peso molecular estreita é oTafmer, plastômero desenvolvido pela Mitsui Petrochemical Co., feito com catalisador a base de
1954 - Geoffrey Wilkinson em Harvard e Ernst Otto Fischer na Universidade de Munich caracterizam o primeiro metaloceno (Ferroceno). 1957 - David Breslow na Hercules obtém o primeiro plástico usando titanoceno (US 2924593-1960). 1976 - Hansjoerg Sinn na Universidade de Hamburg (Basf) obtém boa atividade...
tracking img