Catalago

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1553 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS – CAMPUS CATALÃO
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS













OS CAMINHOS DA MATÉRIA NO MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA











KARINE GIOTTI RODRIGUES
NÍVIA MARIA DO NASCIMENTO SIQUEIRA














Catalão- GO
2012
















KARINE GIOTTI RODRIGUES
NÍVIA MARIADO NASCIMENTO SIQUEIRA










OS CAMINHOS DA MATÉRIA NO MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA







Sequencia didática apresentado à disciplina de Estágio Curricular Supervisionado II.









Catalão- GO
2012

Sumário

1 APRESENTAÇÃO 4
2
OS CAMINHOS DA MATÉRIA NO MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA 5
3 AULA 1– A IMPORTÂNCIA DO MEIO AMBIENTE 7
4 AULA 2–RECICLAGEM: DEFINIÇÃO 8
5 AULA 3– RECICLAGEM TIPOS 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
APÊNDICE 1
12





























APRESENTAÇÃO

Para que haja a sobrevivência humana e de outros seres, o meio ambiente é de fundamental importância, pois este oferece aos seres vivos água potável, ar puro, solo fértil entreoutros benefícios. È quase impossível haver economia sem um ambiente estável.
Existem poluentes que são decompostos por fungos e bactérias e outros que não são decompostos naturalmente, que podem levar vários anos para se decompor na natureza. Restos de alimentos, animais e vegetais se decompõe naturalmente, mas, papel, metal, plástico e vidro permanecem na natureza por muito tempo.
Separandotodo lixo produzido em residências, estaremos evitando a poluição e impedindo que a sucata se misture aos restos de alimentos, facilitando assim seu reaproveitamento pelas indústrias. Depois de separado, o lixo deve ser colocado nos containers especiais ou encaminhado à coleta seletiva que o encaminhará às Usinas de Reciclagem. O lixo despejado em terrenos baldios acaba prejudicando o meio ambiente egerando graves problemas para a saúde.
Este catálogo tem o objetivo de auxiliar a população a amenizar a poluição, abordando temas como redução da quantidade de lixo, o reaproveitamento de materiais, a reciclagem e a apresentação de aulas sobre a educação ambiental. A partir das aulas de educação ambiental ministrada aos alunos, os mesmos poderão compreender sobre a importância do meio ambientepara a vida humana, aprender métodos como a reciclagem, passar esse conhecimento obtido durante as aulas para seus familiares e o mais importante, colocá-lo em pratica.















OS CAMINHOS DA MATÉRIA NO MEIO AMBIENTE: COLETA SELETIVA


Dependemos do meio ambiente para a nossa sobrevivência, pois este oferece aos seres vivos condições essenciais para a suasobrevivência e evolução. A sociedade humana não se sustenta sem água potável, ar puro, solo fértil e sem um clima ameno. Não há economia sem um ambiente jacente.
A poluição do ar, da água e do solo pode ser causada por resíduos liberados pelo ser humano. Esta pode ser considerada como qualquer mudança no meio abiótico ou biótico de um ecossistema, o qual modifica o desenvolvimento das populaçõesou desconfigure a natureza (CRUZ, 2006).
Os restos de alimentos, animais e vegetais são considerados poluentes, porém estes são decompostos por fungos e bactérias que os transformam em substâncias simples como, por exemplo, o gás carbônico, a água e os sais minerais que mais tarde são absorvidos pelas plantas e transformados em açúcares e outros alimentos. Já outros materiais como opapel, o metal, o plástico e o vidro também são lixos que poluem o meio ambiente, entretanto estes não podem ser decompostos tão rapidamente, permanecendo na natureza por muito tempo (CRUZ, 2006).
Existem várias maneiras de amenizar a poluição, uma delas é a redução da quantidade de lixo que geramos em diversas ações do dia a dia, exemplo disso é substituir as sacolas plásticas por...
tracking img