Castro alves

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1246 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AULA 1

DESENHO TÉCNICO
PROFESSOR ROBERTO SACRAMENTO email: roberto.sacramento@ifrj.edu.br

INTRODUÇÃO: ASSIM COMO PRECISAMOS DE RECURSOS COMO O DA FALA PARA TRANSMITIR INFORMAÇÕES, QUANDO DESENHAMOS ESTAMOS TRANSMITINDO INFORMAÇÕES PARA O PAPEL. DESDE A ANTIGUIDADE O HOMEM SE UTILIZA DESSE RECURSO PARA TRANSMITIR SUAS IDÉIAS, PENSAMENTOS, SENTIMENTOS, CRENÇAS E ETC.
A REPRESENTAÇÃOGRÁFICA TROUXE GRANDES CONTRIBUIÇÕES PARA A COMPREENSÃO DA HISTÓRIA PORQUE, POR MEIO DOS DESENHOS FEITOS PELOS POVOS ANTIGOS, PODEMOS CONHECER AS TÉCNICAS UTILIZADAS POR ELES, SEUS HÁBITOS E ATÉ SUAS IDÉIAS.
EM TERMOS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA TEMOS O “DESENHO ARTÍSTICO” E O “DESENHO TÉCNICO”.
OS ARTISTAS TRANSMITIRAM SUAS IDÉIAS E SEUS SENTIMENTOS DE MANEIRA PESSOAL. UM ARTISTA NÃO TEM OCOMPROMISSO DE RETRATAR FIELMENTE A REALIDADE. O DESENHO ARTÍSTICO REFLETE O GOSTO E A SENSIBILIDADE DO ARTISTA QUE O CRIOU. JÁ O DESENHO TÉCNICO, AO CONTRÁRIO DO ARTÍSTICO, DEVE TRANSMITIR COM EXATIDÃO TODAS AS CARACTERÍSTICAS DO OBJETO QUE REPRESENTA. PARA CONSEGUIR ISSO, O DESENHISTA DEVE SEGUIR REGRAS ESTABELECIDAS PREVIAMENTE, CHAMADAS DE NORMAS TÉCNICAS. ASSIM, TODOS OS ELEMENTOS DO DESENHO TÉCNICOOBEDECEM A NORMAS TÉCNICAS, OU SEJA, SÃO NORMALIZADOS. CADA ÁREA OCUPACIONAL TEM SEU PRÓPRIO DESENHO TÉCNICO, DE ACORDO COM NORMAS ESPECÍFICAS. ÀS VEZES, A ELABORAÇÃO DO DESENHO TÉCNICO MECÂNICO ENVOLVE O TRABALHO DE VÁRIOS PROFISSIONAIS. O PROFISSIONAL QUE PLANEJA A PEÇA É O ENGENHEIRO OU O PROJETISTA. PRIMEIRO ELE IMAGINA COMO A PEÇA DEVE SER. DEPOIS REPRESENTA SUAS IDÉIAS POR MEIO DE UM ESBOÇO,ISTO É, UM DESENHO TÉCNICO À MÃO LIVRE. O ESBOÇO SERVE DE BASE PARA A ELABORAÇÃO DO DESENHO PRELIMINAR. O DESENHO PRELIMINAR CORRESPONDE A UMA ETAPA INTERMEDIÁRIA DO PROCESSO DE ELABORAÇÃO DO PROJETO, QUE AINDA PODE SOFRER ALTERAÇÕES. DEPOIS DE APROVADO, O DESENHO QUE CORRESPONDE À SOLUÇÃO FINAL DO PROJETO SERÁ EXECUTADO PELO DESENHISTA TÉCNICO. O DESENHO TÉCNICO DEFINITIVO, TAMBÉM CHAMADO DEDESENHO PARA EXECUÇÃO, CONTÉM TODOS OS ELEMENTOS NECESSÁRIOS À SUA COMPREENSÃO. O DESENHO PARA EXECUÇÃO, QUE TANTO PODE SER FEITO NA PRANCHETA COMO NO COMPUTADOR, DEVE ATENDER RIGOROSAMENTE A TODAS AS NORMAS TÉCNICAS QUE DISPÕEM SOBRE O ASSUNTO.
NÃO PODERÍAMOS SUBSTITUIR O DESENHO TÉCNICO PELA FALA, PELA FOTOGRAFIA OU POR UM MODELO, JUSTAMENTE PORQUE PRECISAMOS DO REGISTRO ESTABELECIDO DAS INFORMAÇÕESDE PROJETO.

CONCEITUANDO: DESENHO TÉCNICO É UM DOCUMENTO DE PROJETO QUE TEM POR OBJETIVO TRANSMITIR AS INFORMAÇÕES NECESSÁRIAS PARA A REALIZAÇÃO DO MESMO (PROJETO).
CAMPO DE UTILIZAÇÃO: FABRICAÇÃO, CONSTRUÇÃO, INSPEÇÃO, MANUTENÇÃO, COMPRAS, VENDAS, ASISTÊNCIA TÉCNICA, MONTAGEM, ETC

TABELA – ALGUMAS DAS NORMAS TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS EM DESENHO TÉCNICOGEOMETRIA DESCRITIVA: A BASE DO DESENHO TÉCNICO:

A Geometria é um ramo da matemática que estuda as formas, planas e espaciais, com as suas propriedades.
A Geometria Descritiva (também chamada de geometria mongeana ou método de monge) é um ramo da geometria que tem como objetivo representar objetos de três dimensões em um plano bidimensional. Esse método foi desenvolvido por Gaspard Monge(1746-1818) e teve grande impacto no desenvolvimento tecnológico desde sua sistematização.
OS MÉTODOS DE REPRESENTAÇÃO GRÁFICA QUE EXISTIAM ATÉ AQUELA ÉPOCA NÃO POSSIBILITAVAM TRANSMITIR A IDÉIA DOS OBJETOS DE FORMA COMPLETA, CORRETA E PRECISA. MONGE CRIOU UM MÉTODO QUE PERMITE REPRESENTAR, COM PRECISÃO, OS OBJETOS QUE TÊM TRÊS DIMENSÕES (COMPRIMENTO, LARGURA E ALTURA) EM SUPERFÍCIES PLANAS, COMO,POR EXEMPLO, UMA FOLHA DE PAPEL, QUE TEM APENAS DUAS DIMENSÕES
(COMPRIMENTO E LARGURA). ESSE MÉTODO, QUE PASSOU A SER CONHECIDO COMO MÉTODO MONGEANO, É USADO NA GEOMETRIA DESCRITIVA. E OS PRINCÍPIOS DA GEOMETRIA DESCRITIVA CONSTITUEM A BASE DO DESENHO TÉCNICO.
FOLHA 1/3
FIGURAS GEOMÉTRICAS
PONTO
O PONTO É A FIGURA GEOMÉTRICA MAIS SIMPLES. NÃO TEM DIMENSÃO, ISTO É, NÃO TEM COMPRIMENTO, NEM...
tracking img