Castela e leão

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (696 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Castela
Leão

Setembro de 2012

Castela Leão
* História
Criada a partir da união dos antigos reino de Castela e reino de Leão. Foram unidos definitivamente no início do século XIIIpelo rei Fernando I, que reuniu Castela e Leão sob uma única coroa. Os reinos de Castela e Leão, dois reinos medievais rivais da Espanha central, foram palco das lutas entre a nobreza e a monarquia espanholasdurante a Idade Média.
O processo de unificação de Castela e Leão e sua transformação em reino foi marcado por lutas dos monarcas, quer contra os nobres, com o apoio da burguesia, quer contra oinvasor árabe, com o apoio do povo. Apesar dos conflitos permanentes, o reino de Castela e Leão teve notável desenvolvimento econômico e no século XIV chegou a contar com uma das maiores frotas do ocidenteeuropeu.
Segundo o seu Estatuto de Autonomia, a moderna união do antigo Reino de Castela com o Reino de Leão formam, atualmente, forma a maior Comunidade Autônoma do país.
É umaComunidade Autônoma da Espanha Central, e  tem a  sua capital na cidade de Valhadolid. É constituída pelas seguintes províncias: Ávila, Burgos, Leão, Palencia, Salamanca, Zamora, Segóvia, Sória, Valhadolid e Zamora. Temuma superfície de 94.233 km². A sua população absoluta é de 2.480.369 habitantes, o que equivale a 5,9% da população total da Espanha. Tem como fronteiras, a Norte as comunidades autônomas das Astúrias,da Cantábria e do País Basco, a Leste La Rioja e Aragão, a Sul Madrid, Castela-Mancha e a Estremadura; e a Oeste a Galiza e Portugal.
Presidente: Juan Vicente Herrera Campo (Partido Popular)Castela Leão é o berço da língua clássica castelhana ou espanhola, além desse idioma, se falam outros três idiomas ou variedades linguísticas em zonas reduzidas da comunidade como o León e o Gallego. Areligião predominante é o católico romano.
Tem uma rica história e é cercada de patrimônios arquitetônicos romanos e medievais: muralhas, castelos, igrejas, catedrais. Situada no centro-norte da...
tracking img