Castanha da ïndia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 48 (11804 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

Os primeiros atos normativos de expressão referente as plantas medicinais do Brasil estavam relacionados com as atividades ligadas a saúde. Sua importância medida pela intensidade de seu uso, tem assumido nos diversos estágios de desenvolvimento da sociedade, altos e baixos. Nos dias de hoje representam uma das alternativas entre as diversas fontes de insumos necessários aexistência da sociedade, tendo como principal vantagem o fato de ser uma fonte renovável e em grande parte, controlável ou não pelo gênio humano (SIMÕES, 2001).

Se não forem conservadas com cuidado e consciência as reservas naturais tenderão a esgotar-se. Essa é a situação de muitas plantas medicinais de uso popular em grande parte dos Estados Unidos, da Europa Ocidental e de muitasregiões da Ásia. Tal fenômeno acaba acarretando o cultivo comercial dessas plantas, mas essa indústria também enfrenta muitos problemas. O mercado geralmente é muito restrito, e o cultivo muitas vezes exige técnicas e métodos especiais, de difícil prática, especialmente em pequena escala. Se a cultura não for mecanizada (o que é difícil em produções de pequeno vulto) trata-se de uma lavoura intensiva,portanto inviável em países tecnologicamente avançados, em que os salários são altos. Por isso, hoje nos Estados Unidos o cultivo de plantas medicinais é pequeno. (ROBBERS, et al., 1997).

As informações sobre o uso e as virtudes terapêuticas das plantas medicinais foram sendo acumuladas através dos séculos e a utilização de suas propriedades representa uma forma de tratamento e cura dasdoenças. Apesar do uso de plantas medicinais ter sua propagação associada ao conhecimento popular empírico, paulatinamente vem sendo reconhecido e incorporado ao saber científico. (NEWALL, et al.,1996).

Os medicamentos obtidos empregando-se exclusivamente matérias-primas ativas vegetais podem ser classificados como fitoterápicos. É caracterizado pelo conhecimento da eficácia e dos riscos deseu uso, assim como pela reprodutibilidade e constância de sua qualidade. Sua eficácia e segurança é validada através de levantamentos etnofarmacológicos de utilização, documentações tecnocientíficas em publicações ou ensaios clínicos fase 3. Não se considera medicamento fitoterápico aquele que, na sua composição, inclua substâncias ativas isoladas, de qualquer origem, nem as associações destas comextratos vegetais (ANVISA BRASIL, 2003). 

A Droga vegetal é a planta medicinal ou suas partes, após processos de coleta, estabilização e secagem, podendo ser íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada. O derivado de droga vegetal são os produtos de extração da matéria prima vegetal: extrato, tintura, óleo, cera, exsudato, suco, e outros (ANVISA BRASIL, 2003). 

Os marcadoresquímicos são componentes ou classe de compostos químicos (ex: alcalóides, flavonóides, ácidos graxos, etc.) presentes na matéria-prima vegetal, idealmente o próprio princípio ativo, e preferencialmente que tenha correlação com o efeito terapêutico, que é utilizado como referência no controle de qualidade da matéria-prima vegetal e dos medicamentos fitoterápicos (ANVISA BRASIL, 2003). 

Emcomparação com as preparações convencionais, os produtos fitoterápicos apresentam alguns problemas singulares relacionados as aspecto qualidade. Isso ocorre por causa da natureza das plantas, formadas por misturas complexas de compostos químicos que podem variar consideravelmente dependendo dos fatores ambientais e genéticos. Além disso, os princípios ativos responsáveis pelos alegados efeitosterapêuticos, amiúde são desconhecidos ou apenas parcialmente explicados, e isso impede o nível de controle que pode ser feito rotineiramente com substâncias sintetizadas nos medicamentos convencionais. Essa situação é complicada ainda mais pela prática tradicional de usar combinações de plantas, e muitas vezes um único produto que contém até cinco plantas. Deve ser levado em consideração no...
tracking img