Cassandra - banco de dados nosql

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2111 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE:

1. Cassandra 1

1.1 Por que o nome Cassandra? 1

2. Estrutura de diretórios do Cassandra 1

BIN 1
CONF 1
INTERFACE 2
JAVADOC 2
LIB 2

3. Qual a diferença entre os bancos relacionais e o Cassandra? 2

4. Tutorial de Instalação Cassandra 2

5. Objetos do Cassandra 8

5.1 Keyspaces 8
5.2 Column Families 9
5.2.1 Opções para Column Families 10
5.3 Supercolumn 10
5.4Columns 10
5.4.1 Ordenação de colunas 10

6. Segurança 11

7. Clients 11

8. Particularidades 11

9. Bibliografia 13

Cassandra

Primeiramente, antes de explicarmos o que é o Cassandra, devemos explicar o que é NoSQL, que nada mais é que a abreviação de Not Only SQL, movimento iniciado em 1998. NoSQL são diferentes sistemas de armazenamento que vieram para suprir necessidades emdemandas onde os bancos de dados tradicionais (relacionais) são ineficazes. Como exemplo deste movimento o Cassandra é um dos casos de sucesso deste novo conceito de banco de dados, implantado no Facebook em 2007 para solucionar o problema de pesquisa, no qual eles tiveram que lidar com uma grande quantidade de volume de dados de uma maneira que era difícil para escalar com métodos tradicionais.Atualmente utilizado em larga escala por alguns dos maiores proprietários na Web, incluindo Facebook, Twitter, Cisco, Rackspace, Digg, Cloudkick, Reddit.
O Facebook, criador desse banco de dados, doou o código do Cassandra para o Apache Foundation em 2009 que hoje é a responsável pelo banco.
Considerado como um banco de dados orientado à coluna. Sua característica principal é que ele é um bancode dados não relacional. O conceito “Sparse”, que significa que para qualquer linha pode possuir uma ou mais colunas, mas cada linha não precisa possuir as mesmas colunas de outra linha. Por este fato não é errado falar que o Cassandra é orientado à coluna, isso pode ser mais útil pensar como se fosse um índex, base de linha orientada, como examinaremos mais no decorrer deste trabalho.Por que o nome Cassandra?

Cassandra era filha do Rei Priam e da Rainha Hecuba de Troia. Cassandra era tão bonita que o deus Apollo deu a ela a habilidade de ver o futuro, mas quando ela recusou o amor dele, ele rogou uma praga que possibilitaria a ela enxergar o futuro, mas que ninguém iria acreditar nela.

Estrutura de diretórios do Cassandra

A aplicação Cassandra está localizada edifundida em alguns diretórios muito importantes para
o seu funcionamento, a seguir esta a explicação de cada diretório no qual o Cassandra esta inserido.
BIN - Este diretório contém os executáveis para rodar o Cassandra e a linha de comando dele. Contém também scripts para rodar o NODETOOL, uma ferramenta para configurar um cluster.
CONF -Este diretório contém os arquivos de configuração daInstância do Cassandra. Possui três básicas funções:
• STORAGE-CONF.XML – Arquivo que permite criar sua base de dados como suas Keyspaces e column families;
• Contém arquivos para configurar autenticações;
• Contém um arquivo chamado LOG4J que permite a você mudar os níveis de login da aplicação para ajustar às suas necessidades.
INTERFACE - Para versões 0.6 ou anteriores, estediretório contém um único arquivo, chamado CASSANDRA.THRIFT. Este arquivo representa o RPC(Remote Procedure Call) Cliente API que o Cassandra disponibiliza.
JAVADOC - Este diretório contém uma documentação gerada para Website usando a ferramenta JavaDocdo Java.
LIB - Este diretório contém todas as bibliotecas externas que o Cassandra necessita para rodar.

Qual a diferença entre os bancosrelacionais e o Cassandra?

No banco de dados relacional, nós temos o banco de dados que é o mais alto container que corresponde a uma única aplicação. O Banco de dados possui tabelas. Tabelas possuem nomes e contém uma ou mais colunas, no qual possui nomes também.
Até então nada de diferente, a principal diferença esta quando nós adicionamos dados em uma tabela, no mundo relacional temos que...
tracking img