Casos que dificultam a aprendizagem dos alunos do eja

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Romantismo no Brasil
No Brasil, o momento histórico em que ocorre o Romantismo tem que ser visto a partir das últimas produções árcades, caracterizadas pela satírica política de Gonzaga e SilvaAlvarenga, bem como as idéias de autonomia comuns naquela época. Em 1808, com a chegada da corte, o Rio de Janeiro passa por um processo de urbanização, tornando-se um campo propício à divulgação dasnovas influências européias; a Colônia caminhava no rumo da independência.
Gonçalves Dias
O Romantismo no BrasilApós 1822, cresce no Brasil independente o sentimento de nacionalismo, busca-se opassado histórico, exalta-se a natureza da pátria; na realidade, características já cultivadas na Europa e que se encaixavam perfeitamente à necessidade brasileira de ofuscar profundas crises sociais,financeiras e econômicas. De 1823 a 1831, o Brasil viveu um período conturbado como reflexo do autoritarismo de D. Pedro I: a dissolução da Assembléia Constituinte ; a Constituição outorgada; aConfederação do Equador; a luta pelo trono português contra seu irmão D. Miguel; a acusação de Ter mandado assassinar Líbero Badaró e, finalmente, a abdicação. Segue-se o período regencial e a maioridadeprematura de Pedro II. É neste ambiente confuso e inseguro que surge o Romantismo brasileiro, carregado de lusofobia e, principalmente, de nacionalismo.

O início oficial do Romantismo brasileiro é situadopelos estudiosos em 1836 e se estendeu até 188l. Foi o primeiro movimento da chamada Era Nacional da nossa literatura; assumiu, por isso, a tarefa de criar uma arte literária autenticamentebrasileira, capaz de expressar as peculiaridades do país recém-libertado. A produção literária do romantismo foi muito grande. A poesia costuma ser dividida em três ?gerações?, cada uma devidamentecaracterizada. A PRIMEIRA GERAÇÃO DA POESIA ROMÂNTICA Entre 1833 e 1836, um grupo de intelectuais brasileiros do qual faziam parte entre outros, Domingos José Gonçalves de Magalhães, esteve na Europa para...
tracking img