Casos de Uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto

















Casos de Uso
(Análise de Projeto Prática)


























Palmas, 20 de agosto de 2013.
Sumário





















"Caso de uso é um documento narrativo que descreve a seqüência de eventos de um ator que usa um sistema para completar um processo". (Jacobson, Ivar, Spence, Ian, Bittner, Kurt, 2.0Use-Case_ebook)

Ivar Jacobson















Definição de atores

Um ator no contexto de caso de uso pode conter diversas definições diferentes, abaixo serão apresentadas as mais usadas, e claras ao entendimento.
1. “Ator é algo que interage com o sistema, mas sobre o qual não se tem controle. Ele está fora da influência do sistema. Os atores têm um papel externo e são queminiciam (e quem respondem) aos casos de uso. Por exemplo: fazem o pedido num restaurante, comem, bebem ou pagam. Tipicamente, um ator representa um papel que um ser humano, um outro processo, um outro sistema, ou até um dispositivo de hardware, desempenha ao interagir com o sistema. Cada ator corresponde a um papel específico: uma mesma pessoa que desempenha diferentes papéis nas interações com osistema é representada por diferentes atores; por outro lado, diversas pessoas que desempenham o mesmo papel correspondem a um único ator. São eles quem: Utilizam o sistema; inicializam o sistema; fornecem os dados; usam as informações do sistema.”
2. “São entidades externas ao sistema que participam de um ou mais casos de uso normalmente ou fornecem eventos de entrada ou recebem alguma resposta dosistema. Em geral, atores podem ser: Papéis que pessoas representam nos casos de uso; dispositivos de hardware; outros sistemas; tempo (representar atividades periódicas).”
3. “Entidades externas ao sistema que de algum modo participam da estória do caso de uso, estimulam o sistema com eventos de entrada, ou recebem alguma coisa dele. Designados pelo papel que exercem no caso de Uso. Ex.: Cliente,Operador, entre outros.”

Com tudo, conclui-se que um ator é uma entidade que interage externamente com um determinado sistema, mas que não tem controle sobre o mesmo, ele poderá manipular o sistema depois de pronto, efetuando entradas de dados ou recebendo saídas dos mesmos. É importante ressaltar que um ator pode ser uma pessoa em questão, um dispositivo de hardware ou outro sistema.Lembrando que quando um grupo destas entidades desempenham papéis diferentes elas serão representadas por atores distintos, mas, quando ambas desempenha o mesmo papel, estas serão representadas por um único ator, durante o projeto do sistema.
















Casos de Uso do Projeto Prática

O sistema projetado e mostrado no projeto prática consiste em um sistema de e-commerce paravendas e gerenciamento de produtos, clientes, funcionários e fornecedores de uma nova livraria virtual chamada VirtuaTADS. A seguir serão apresentados os casos de uso do projeto descrito. O objetivo do sistema objetivado é possibilitar a venda de livros, músicas e vídeos através de um site de e-commerce e a mesma empresa possuirá o controle interno da gestão da empresa, tudo isso desenvolvido para web.Os casos de Uso descrevem as funcionalidades do sistema e às mesmas serão identificadas de acordo com o projeto e posteriormente os casos estarão sendo relacionados com os atores.
Funcionalidades;
1. O sistema deve permitir a um cliente registrar-se no sistema.
2. O sistema deve permitir a um funcionário logado efetuar o cadastro de fornecedores.
3. O sistema deve permitir a um funcionáriologado efetuar o cadastro de e-books (livros eletrônicos).
4. O sistema deve permitir a um funcionário logado efetuar o cadastro de músicas digitais.
5. O sistema deve permitir a um funcionário logado efetuar o cadastro de filmes digitais.
6. O sistema deve permitir a um funcionário logado efetuar o cadastro de funcionários.
7. O sistema deve permitir a funcionários logados consultarem...