Casos de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (496 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASOS DE USO

Caso de uso é a técnica para capturar os requisitos funcionais de um sistema, descrevendo as interações típicas entre os usuários do sistema e o sistema em si. Cada caso de usorepresenta um cenário onde o usuário irá interagir de alguma forma com o sistema. Este cenário posteriormente será detalhado e fornecerá informações vitais no processo de análise.
(Martin Fowler, em seulivro UML Distilled, 2003)

O diagrama de Caso de Uso é representado por:

Atores - Um ator é representado por um boneco e um rótulo com o nome do ator. Um ator é um usuário do sistema, que pode serum usuário humano ou um outro sistema computacional.

Casos de uso - é representado por uma elipse e um rótulo com o nome do caso de uso. Um caso de uso define uma grande função do sistema. Aimplicação é que uma função pode ser estruturada em outras funções e, portanto, um caso de uso pode ser estruturado.

Relacionamentos entre estes elementos - Que ajudam a descrever casos de uso entre umator e um caso de uso.

Estes relacionamentos podem ser:

Relacionamento simples – representado por uma linha sólida conectando o ator ao caso de uso o qual ele interage. A linha indica que orelacionamento é bidirecional, o ator envia e recebe informações do caso de uso; pode também ser unidirecional, o ator só envia ou recebe informações. É o único relacionamento existente entre atores ecasos de uso.

Relacionamento de inclusão (include) – ocorre quando um caso de uso precisa dos recursos de outro, desejamos reduzir a complexidade de um caso de uso ou evitar repetições. É representadopor uma seta tracejada rotulada com a palavra << include >>. A seta aponta para o caso de uso solicitado.

Relacionamento de extensão (extend) – ocorre quando um caso de uso precisa derecursos de outro, não sendo vitais para a realização do mesmo. Em outras palavras, um caso de uso pode usar os recursos de outro, não sendo obrigatório esse uso. É representado por uma seta...
tracking img