Casos de Sucesso e Fracasos de Franquias

842 palavras 4 páginas
Qualquer tipo de negócio está sujeito a erros, mas no caso das franquias o problema pode ser mais grave quando surge em várias unidades ao mesmo tempo. Algumas falhas no processo têm relação com o perfil inadequado do franqueado, falta de execução do planejamento realizado e expansão desenfreada. Os grandes acertos do setor, por outro lado, envolvem estudo detalhado dos locais de influência e cultura do consumidor, bom relacionamento com os parceiros e capacitação contínua dos funcionários
Empresas de todos os portes e áreas enfrentam problemas durante a administração desse sistema e a diferença entre o fracasso e o sucesso das marcas pode ter relação direta com a capacidade de se adaptar e lidar com os obstáculos. Ter estrutura e promover melhorias e inovações são outros pontos relevantes que influenciam o desempenho das franquias.
Vejamos abaixo alguns casos de Fracassos e Sucessos de Franquias

FRACASSOS

ARBY’S

A cadeia americana de fast-food, especializada em lanches de rosbife, foi trazida ao país pelo Grupo Bahema em 1992. Chegou a ter 24 unidades.
O que levou ao fechamento: nem todas as unidades davam lucro o ano inteiro. As taxas de abertura de novas unidades eram cobradas em dólar, e vários insumos eram importados. A conta não fechava. Com a desvalorização do real, em 1999, o modelo se tornou inviável, e a última loja fechou as portas em 2000.

BLOCKBUSTER

A rede americana tinha fama de bicho-papão das pequenas locadoras. Inaugurou sua primeira loja em São Paulo em 1995 e chegou a ter 138 pontos.
O que levou ao fechamento: a concorrência com novos formatos, como os serviços on-line da NetFlix, foi implacável. Nos EUA, a matriz pediu concordata em 2010. No Brasil, a marca foi comprada em 2007 pela Lojas Americanas, que criou o formato Americanas BlockBuster.
E agora em Novembro anunciou que fechará as 300 lojas e centros de distribuição restantes da marca nos Estados Unidos, reduzindo oficialmente suas operações online. O

Relacionados

  • Comparativos em uma negociação internacional
    30228 palavras | 121 páginas
  • A AN LISE ECON MICA DO DIREITO E A REPETI O DO IND BITO IRINEU GALESKI JUNIOR
    96675 palavras | 387 páginas
  • 2013 Consumidor Contratos Responsabilidade Civil E Defesa Do Consumidor Em Juizo Paulo R
    139277 palavras | 558 páginas
  • Administrador
    43140 palavras | 173 páginas