Casos de sucesso do e-commerce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2205 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IFES – Pólo Itapemirim
Disciplina: Tecnologia de Informação para Internet
Aluna: Marcia Cristina da Silva

CASOS DE SUCESSO DO E-COMMERCE




Introdução

Poucos acontecimentos tiveram tanta influência em nossa sociedade quanto o surgimento da internet. Além de tornar muito mais ágil e eficiente a forma como as pessoas comunicam-se, procuram informações e adquirem conhecimento, ainternet possibilitou o surgimento de um novo meio de comercialização chamado e-commerce (comércio eletrônico).




Caso de Sucesso: Americanas.com

O portal Americanas.com é subsidiário das Lojas Americanas para o comércio eletrônico. Disponibiliza atualmente, mais de 25 mil itens para venda, divididos entre 15 seções.
O site está no ar desde o dia 15 de novembro de 1999, tendo permanecido emmercado-teste durante cerca de dois meses na cidade de Curitiba (PR) e região. O resultado foi um saldo de mais de 200 mil visitas nos dois primeiros meses de operação e uma média de 100 e-mails diários. Durante o período-teste toda a estrutura logística já estava preparada para alcançar qualquer cidade brasileira. A Americanas.com contabiliza hoje a média de mais de 1 milhão de visitas/mês, comuma taxa de conversão de compra de 5%, superior à registrada pela maioria dos sites de e-varejistas.
O site da Americanas.com foi concebido por uma equipe de 10 pessoas, com um investimento de R$ 2 milhões só para o seu desenvolvimento (no total, são mais R$ 12 milhões em criação e ampliação do centro de distribuição exclusivo, aperfeiçoamento do site e publicidade).
Em 2000, a Americanas.comestava avaliada em doze milhões de dólares. O GP Investimentos aplicou sete milhões de dólares para a criação da empresa e já na primeira rodada de investimentos vendeu 30% das ações por quarenta milhões de dólares. Um ano após a primeira venda, o sítio recebia quarenta mil visitas por dia, das quais 3% efetivavam compras. Processava 1 200 pedidos por dia no Centro de Distribuição, onde o valormédio das compras girava em torno de 100 a 120 reais, e ainda 20% dos clientes que faziam a primeira compra retornavam ao sítio para comprar.
Em 2001 a empresa já contava com cerca duzentos mil clientes ativos, sendo que a porcentagem de clientes fiéis, aqueles que realizam no mínimo duas compras num período de seis meses, já representava mais de 50% do total de compradores. No primeiro semestre desteano, a empresa teve um faturamento cinco vezes maior que o do mesmo período do ano anterior, onde a loja virtual vendeu 23,1 milhões de reais, com lucros de quatro milhões de reais.
Em 18 de maio de 2004 a empresa foi contemplada, novamente, com o Prêmio de Melhor sítio de comércio eletrônico do Brasil, categoria B2C (Venda ao Consumidor), júri popular, pelo iBest.Em 23 de novembro de 2006 foi anunciada a fusão entre as empresas Americanas.com e Submarino.com. A nova companhia, resultante da negociação, B2W, será a maior do mercado brasileiro de comércio via Internet. Na B2W, a Lojas Americanas será acionista majoritária.



Caso de Sucesso: Amazon.com

A história da Amazon é uma história de sonho do comércioeletrônico, vivida na primeira pessoa por Jeff Bezos. A empresa começou sua trajetória em 1994, quando Jeff abandonou seu emprego, em uma famosa empresa da Wall Street, para trilhar seu caminho na ainda desconhecida rede mundial de computadores. Ele havia passado um bom tempo estudando o hábito dos norte-americanos fazerem compras pelo correio. A pesquisa mostrou que os livros estavam no segundo lugar deuma lista dos produtos que poderiam ser comercializados na Internet. A música, primeira opção, foi eliminada, pois apenas seis grandes empresas fonográficas controlavam a distribuição.
As pessoas não compravam livros pelo correio porque não existiam catálogos suficientemente grandes para os interesses variados dos consumidores. Para conter uma lista suficientemente abrangente, o catálogo teria...
tracking img