Casos concretos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
|QUESTÃO 1 |


Texto:

Polícia deve demorar dois dias para incinerar 8 t de drogas em MS


Maior queima do ano no estado está sendo realizada em Ponta Porã.
Somente este ano, PF já destruiu no município 18 t de entorpecentes.


A Polícia Federal dePonta Porã, cidade a 346 quilômetros de Campo Grande, iniciou na manhã desta quinta-feira (4), a maior incineração de drogas este ano em Mato Grosso do Sul. De acordo com a unidade, serão queimadas 8,1 toneladas de entorpecentes e a previsão é que o trabalho seja concluído somente nesta sexta-feira (5).

Segundo a PF, cerca de 10 agentes participam da incineração. Estão sendo destruídas 8,1toneladas de maconha e 57 quilos de cocaína. Essa é a quarta queima de entorpecentes feita pela unidade somente este ano no município, totalizando a destruição de 18 toneladas de drogas.
Fonte: http://www.globo.com acesso em 5/8/2011

Predomina no texto a função da linguagem que se denomina:

A) Fática
B) Conativa
C) Referencial
D) Emotiva

|QUESTÃO 2|


Texto:

Dilma corre risco na política

A instabilidade política começa a ser uma marca deste primeiro ano do governo Dilma Rousseff. O efeito mais danoso é paralisar a ação administrativa ou deixá-la em ritmo de tartaruga.
Dilma fez trocas em quatro ministérios importantes em menos deoito meses de governo. É uma performance ruim. A cada troca de ministro, o presidente de plantão sempre gasta uma energia tremenda para tratar do assunto. Precisa consultar aliados, driblar lobbies por candidatos à vaga e tourear partidos querendo ocupar mais espaço.
Para um primeiro ano de governo, no qual a regra é o presidente ter um cacife político que lhe dá certo sossego na relação comaliados e o Congresso, a gestão Dilma tem atravessado fortes turbulências.
Apesar de ter ficado bem na foto perante a opinião pública com a faxina no Ministério dos Transportes, a extensão da crise com o PR pode corroer esse ganho de imagem. Afinal, já foram mais de 20 demitidos no Ministério dos Transportes. Aliados começam a indagar como era possível a permanência de tanta gente suspeita em área tãoimportante desde o tempo em que Dilma era a gerente do governo.
Mais: a crise com o PR deixou como herança um Senado mais hostil à presidente.
A articulação política vai mal. O governo quase deixou passar uma CPI. O PMDB está para lá de insatisfeito com o tratamento que recebe da presidente. Sobram problemas numa área nevrálgica.
Lula cometeu o mesmo erro no primeiro ano do seu primeiromandato. Esnobou os políticos. Evitou articulações necessárias. Deixou acuado o denunciante do mensalão. Dilma vive uma má fase política numa hora em que as nuvens da economia andam carregadas. Não parece uma boa combinação.
Kennedy Alencar. Adaptado de http://www1.folha.uol.com.br/colunas/kennedyalencar/955075-dilma-corre-risco-na-politica.shtml. Acesso em 5/8/2011.
Predomina no texto a função dalinguagem que se denomina:

A) Poética
B) Conativa
C) Opinativa
D) Emotiva

|QUESTÃO 3 |


Texto:
[pic]
Adaptado de http://mshoje.com/manchetes/304-sandy-substitui-paris-hilton-como-garota-propaganda-da-cerveja-devassa/. Acesso em 5/8/2011

Predominano texto a função da linguagem que se denomina:

A) Metalinguística
B) Conativa
C) Referencial
D) Emotiva
|QUESTÃO 4 |

Texto:

Aquela triste e leda madrugada,
Cheia toda de mágoa e de piedade,
Enquanto houver no mundo saudade,
Quero que seja...
tracking img