Casos concretos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (470 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FUNDAMENTO
DAS
CIÊNCIAS
SOCIAIS

KARL HEINRICH MARX

Nasceu em 05 de maio de 1818, em Tréveris, Renâma – Palatinado, Alemanha. Morreu em 14 de março de 1883, Londres, Inglaterra, reinoUnido. Sua nacionalidade era alemã.
Foi um intelectual e revolucionário alemão, fundador da doutrina comunista moderna. Atuou como economista, filósofo, historiador teórico, político e jornalista. Opensamento de Marx influenciou várias áreas, tais como, filosofia, geografia,história, direito, sociologia, literatura, pedagogia, ciência, política, antropologia, biologia, psicologia, economia,teologia, comunicação, administração, design, arquitetura entre outras.
Foi um homem de idéias notáveis – transição gradual para o comunismo, ditadura do proletariado, materialismo histórico,materialismo dialético, socialismo científico, modo de produção, mais valia, luta de classes, teoria marxista da ideologia e da alienação.

EMILE DURKHEIM
Nasceu na cidade de Épinal, região de Lorena,França, no dia 15 de abril de 1858. Faleceu em Paris em 15 de novembro de 1917. Foi considerado junto com Maxweber, um dos fundadores da sociologia moderna.
Viveu numa família muito religiosa, seu paiera rabino, porém não seguiu o caminho da família, optando por uma vida secular. Desde jovem, foi um opositor da educação religiosa e defendia o método científico como forma de desenvolvimento doconhecimento. Em boa parte de seus trabalhos, procurou demonstrar que os fenômenos religiosos tinham origem em acontecimentos sociais.

Aos 21 anos de idade Durkheim foi estudar na Escola NormalSuperior (École Normale Supérieure) e passou a dedicar-se ao mundo intelectual. Formou-se em Filosofia, no ano de 1982. Cinco anos após sua formatura foi trabalhar na Universidade de Burdeos comoprofessor de pedagogia e ciência social. Neste período começaram seus estudos sobre sociologia.
Principais obras:
- A divisão do trabalho social (1893);
- As regras do método sociológico (1895);
- O...
tracking img