caso zara

Páginas: 3 (691 palavras) Publicado: 24 de setembro de 2014
A Zara é uma grande empresa varejista deconfecções e acessórios feminino,masculino e infantil.Foi fundada em 1985 na Espanha, chegou ao Brasil em 1993.
A partir dos anos 90 foram feitos na empresasignificativos investimentos parainstalar um sistema Just in Time.
A sede da empresa pode manusear até 45 mil peças por hora, e todos os produtos vendidos pela rede passam pela sede. O centro dedistribuição da empresa é considerado umlugar de passagem e não um depósito.
A Zara utiliza estoques com padrões semi- acabados esperando a montagem final. A sua montagem final ocorre quando há umademanda do mercado, a fim de reduziros custos de estoque. A empresa apresenta estruturas produtivas bastante descentralizadas, e terceiriza etapas mais intensivas.
A Zara é referência mundial em logística,exige parcerias junto aseus fornecedores, além da transparência nas informações.
A postergação logística focaliza o tempo, estocando produtos acabados em um local central, atendendo rápido ospedidos de suas lojas.
Aempresa procurou rever suas técnicas logísticas,visando aumentar a eficiência,suas lojas já eram abastecidas 2 vezes por semana. A empresa inseriu etiquetas anti-furto nasroupas,estimando que seusvendedores dedicaram 3% a mais de seu tempo no atendimento a clientes.
Mais da metade dos tecidos comprados são sem tingimento, para possibilitar maior flexibilidade. Cerca de 40%das confecções sãoproduzidas internamente. A produção interna vem de 20 fábricas próprias, sendo 18 delas próximas a sede, barateando assim o custo do transporte.
Uma das definições clássicas deestratégia empresar
ial inspirada nos textos de Michael Porter é: decid
ir o que não fazer,
ou seja, realizar escolhas estratégicas e se concen
trar nas atividades que a empresa considera poder f
azermelhor que a
concorrência – melhor do que ninguém. Ter uma posiç
ão competitiva única. A Zara é um ótimo exemplo des
ta definição,
possui um modelo de negócio único baseado na vantag
em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Caso Zara
  • Caso Zara
  • caso zara
  • Caso zara
  • Caso zara
  • Caso zara
  • Caso Zara
  • Caso Zara

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!