Caso Whole Foods

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1093 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
1. A partir de um documento publicado em 1985, a Whole Foods apresentou os 5 principais valores da empresa. São eles: vender os produtos naturais e orgânicos de maior qualidade (o que remete a alta qualidade e um portfólio abrangente), satisfazer e oferecer prazer aos consumidores (demonstrando que o cliente é a grande foco de motivação da empresa), apoiar a excelência e satisfação dos membrosdas equipes (que mostra o emprenho em criar um ambiente agradável, com funcionários mais produtivos), criar riqueza através da lucratividade e crescimento e dar suporte à comunidades e encorajar o envolvimento local através de doações e incentivos ao cuidado com o ambiente.
Com alimentos saudáveis de boa qualidade, a missão da Whole Foods é promover a ideia de uma vida saudável com bem-estar.Aliado a isso, está a preocupação com o meio ambiente, comunidades e pequenos produtores.
Para isso, o objetivo de Mackey era criar uma organização que manifestasse amor, diversão e felicidade, começando pelo ambiente interno da empresa. Logo, era necessário criar um ambiente de trabalho positivo, produtivo e prazeroso.
A metodologia de trabalho foi desenvolvida a partir da criação de um sentimentode pertencer a equipe através de times com liderança compartilhada. Aliado a isso, haviam incentivos por meio de benefícios que desenvolviam confiança entre os membros. Isso gerava autonomia para realização das tarefas, aumentando a produtividade da empresa. Outra preocupação perante aos funcionários, é uma preocupação social e apoio aos funcionários “não convencionais”. A Whole Foods contrata eoferece benefícios melhor que de outras empresas a imigrantes e estudantes do ensino médio.
Pensando no ambiente externo a empresa, algumas ações estavam alinhadas com a linha de raciocínio desenvolvida por Mackey. Podemos citar as 20 horas anuais que os funcionários separavam para ajudar em projetos sociais, o 5% day que destinava tal porcentagem para instituições de caridade, fornecimento deempréstimos para pequenos produtores e o fato de a empresa ser a primeira a se adequar as normas ambientais da LEED (Leadership in Energy and Enviromental Design).

2. Com o crescimento da Whole Foods, ela passou a ter mais concorrência e precisava manter suas vantagens competitivas para sobreviver. Agora, além de ter os produtos, atendimento e operação diferenciada, o preço cobrado tinha que sercompetitivo já que o principal concorrente da empresa era o Trader Joe`s, que tinha como estratégia principal liderança em custos. Além desse, apareceram novos concorrentes, como os supermercados convencionais que, por uma tendência mercadológica, passaram a vender produtos orgânicos e os próprios fazendeiros, que antes eram fornecedores da Whole Foods e passaram a vender para os mercados locais(por não passarem por centros de distribuição eram mais frescos).
Foi nesse momento que a Whole Foods, devido ao crescimento em larga escala, precisou buscar distribuidores maiores a fim de suprir a elevada demanda. Além disso, a empresa começou a vender produtos que não estavam de acordo com sua proposta inicial, contrariando os ideais de comida saudável, com itens como chocolate e cerveja.
Ascriticas começaram a aparecer por parte de funcionários, consumidores e críticos. Com a expansão da rede, a qualidade caiu (não respeitando o padrão por eles estabelecido) e os pequenos produtores locais foram deixados de lado. Na ocasião, o CEO da empresa afirmou não ter deixado de apoiar os produtores, uma vez que as lojas compravam constantemente dos produtores locais.
Analisando o ambienteinterno da organização, novas políticas culminaram em um problema de relacionamento entre membros das equipes. Isso se deu, principalmente devido à criação de um ambiente extremamente competitivo entre os funcionários. Com o foco em resultados financeiros absolutos, a empresa fornecia feedbacks diários para todos os funcionários, com os resultados de vendas e a comparação de cada equipe perante as...
tracking img