Caso wall mart.doc

1651 palavras 7 páginas
Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística
09/11/2009 por Tádzio Estevam
Poucas empresas no mundo entenderam tão bem a importância da logística quanto à americana Wal-Mart, a maior rede varejista do mundo, que há anos está com as suas milhares de lojas ligadas on-line, sendo que a cada vez que um produto da marca passa pelo caixa, fica-se sabendo e, automaticamente, programa a reposição do estoque.

São reconhecidos os esforços efetuados pela cadeia americana Wal-Mart por apoiar todas as ações com o propósito de fortalecer a parceria dos participantes e desenvolver uma cadeia de suprimentos altamente eficiente. Significa que a empresa procura cuidar da movimentação de materiais em toda a cadeira produtiva, tornando mais eficiente e mais sincronizada com o mercado, com menores custos e mais preparada para competir em todas as frentes.

Um dos maiores desafios gerenciais é a montagem de equipes para gerenciamento de processos na cadeira de suprimentos, com um esforço dedicado de pessoas compromissadas, que possuam a virtude da persistência. As equipes servem para quebrar as barreiras organizacionais e devem envolver todos aqueles que participam das atividades relacionadas com a colocação e distribuição dos produtos no mercado. O sucesso da Wal-Mart se deve ao entendimento de estender sua atuação para além de suas fronteiras organizacionais, envolvendo participantes externos que são parceiros na cadeia de suprimentos, ou seja, os membros destas equipes avançadas coordenam, comunicam e cooperam de forma intensiva.

Por estar em constante mudança, decorrente das diferentes necessidades criadas pelo ambiente competitivo, a empresa precisa tratar as questões da cadeia de suprimentos de forma estratégica, buscando explorar oportunidades de forma conjunta e dividindo benefícios de forma justa entre seus membros, no entanto, obstáculos terão de ser superados, dentre eles: resistência à troca de informações, a falta de cooperação entre as empresas e

Relacionados