Caso wall mart.doc

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Wal-Mart: reduzindo custos por meio da estratégia logística
09/11/2009 por Tádzio Estevam
Poucas empresas no mundo entenderam tão bem a importância da logística quanto à americana Wal-Mart, a maior rede varejista do mundo, que há anos está com as suas milhares de lojas ligadas on-line, sendo que a cada vez que um produto da marca passa pelo caixa, fica-se sabendo e, automaticamente, programa areposição do estoque.

São reconhecidos os esforços efetuados pela cadeia americana Wal-Mart por apoiar todas as ações com o propósito de fortalecer a parceria dos participantes e desenvolver uma cadeia de suprimentos altamente eficiente. Significa que a empresa procura cuidar da movimentação de materiais em toda a cadeira produtiva, tornando mais eficiente e mais sincronizada com o mercado, commenores custos e mais preparada para competir em todas as frentes.

Um dos maiores desafios gerenciais é a montagem de equipes para gerenciamento de processos na cadeira de suprimentos, com um esforço dedicado de pessoas compromissadas, que possuam a virtude da persistência. As equipes servem para quebrar as barreiras organizacionais e devem envolver todos aqueles que participam das atividadesrelacionadas com a colocação e distribuição dos produtos no mercado. O sucesso da Wal-Mart se deve ao entendimento de estender sua atuação para além de suas fronteiras organizacionais, envolvendo participantes externos que são parceiros na cadeia de suprimentos, ou seja, os membros destas equipes avançadas coordenam, comunicam e cooperam de forma intensiva.

Por estar em constante mudança,decorrente das diferentes necessidades criadas pelo ambiente competitivo, a empresa precisa tratar as questões da cadeia de suprimentos de forma estratégica, buscando explorar oportunidades de forma conjunta e dividindo benefícios de forma justa entre seus membros, no entanto, obstáculos terão de ser superados, dentre eles: resistência à troca de informações, a falta de cooperação entre as empresas evisão limitada da cadeia de suprimentos. Frente aos desafios, a medição de desempenho se mostra como uma técnica para auxiliar a organização na integração das suas funções internas, no compartilhamento de informações, na avaliação dos resultados alcançados e na coordenação entre membros da cadeia de suprimentos.
A rede Wal-Mart usou a logística como parte central da sua estratégia competitiva paratornar-se a principal rede mundial do varejo. Portanto, tem um papel importante, principalmente no mundo globalizado atual, pois se trata de um fator fundamental para alcançar o sucesso diante da competição acirrada, em que todos os processos e decisões devam ser analisados e integrados em seu conjunto.

Com a logística, a empresa Wal-Mart passa a contar com uma ferramenta precisa para medir osreflexos de um bom planejamento na distribuição de suas mercadorias, tanto no que se refere aos aspectos externos, consumidores e fornecedores, quanto a seu aspecto interno, fluxo de materiais e armazenamento físico de matéria-prima e produtos acabados. Isto permite que a empresa tenha a possibilidade de reduzir custos e aumentar sua competividade diante dos concorrentes, nesta nova realidade demercado globalizado, em que fatores com redução de custos são primordiais para a continuidade das empresas.

No aspecto econômico, quando gerenciada de forma integrada e tratada como um sistema, trabalhando de forma coordenada, tem importância significativa para a estrutura de custos da empresa, uma vez que qualquer redução nos custos logísticos pode gerar impactos na margem líquida e,conseqüentemente, nos lucros da empresa.

A logística é vista como uma estratégia competitiva bastante eficaz. Com a utilização de novas tecnologias permitem aperfeiçoar o projeto do sistema logístico de forma integrada e eficiente seus diversos componentes, ou seja, estoques, armazenagem, transporte, processamento de pedidos, compras e manufatura. Além da mudança na ordem econômica cresce a utilização...
tracking img