Caso volkswagen

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (450 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Boa noite professor,

Segue meus comentários sobre o case 3:

Analisando os vídeos da Toyota e da Volkswagen, conseguimos identificar como os conceitos apresentados em aula, como Just In Time,Kanban, são aplicados no dia-a-dia das empresas.

A produção Just in Time é uma proposta de reorganização do ambiente produtivo assentada no entendimento de que a eliminação de desperdícios visa omelhoramento contínuo dos processos de produção, é a base para a melhoria da posição competitiva de uma empresa, em particular no que se referem os fatores com a velocidade, a qualidade e o preço dosprodutos.

Como vimos no vídeo da Toyota, o modelo de produção Just in Time foi criado no Japão, uma vez que é um país pequeno e probre em recurso. É por isso que o princípio base do Just in Time éevitar enormes armazéns de estoque e de peças defeituosas, poupando espaço e, ao mesmo tempo, todo um conjunto de recursos que têm que ser disponibilizados para manter esses armazéns.

A Toyotaprocurava um sistema de gestão que pudesse coordenar a produção com a procura específica de diferentes modelos de veículos com o mínimo atraso. Quando a Toyota decidiu entrar em pleno fabrico de carros,depois da Segunda Guerra Mundial, com pouca variedade de modelos de veículos, era necessária bastante flexibilidade para fabricar pequenos lotes com níveis de qualidade comparáveis aos conseguidos pelosfabricantes norte-americanos. Esta filosofia de produzir apenas o que o mercado solicitava passou a ser adaptada pelos restantes fabricantes japoneses e, a partir dos anos 70, os veículos por elesproduzidos assumiram uma posição bastante competitiva.

Como vantagens do Just in Time temos:

· Custo: o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria doprocesso produtivo favorecem a redução dos desperdícios;

· Qualidade: o Just in Time evita que os defeitos fluam ao longo do processo produtivo;

· Flexibilidade: Através da...
tracking img