Caso toyota - incompleto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1097 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
1-INTRODUÇÃO

É possível identificar na Toyota características da Abordagem Clássica da Administração. Essa empresa que confunde sua história com a do próprio capitalismo,serve para embaralhar tais convicções - e para lembrar que não há,afinal,um único modelo de corporação moderna.
Todos os empregados devem ser eternos insatisfeitos,buscando obsessivamente a qualidade.Para alcançara meta,a Toyota alicerça seu processo de inovação num longo planejamento,nos mínimos detalhes mesmo à custa de tempo e dinheiro.Planejar,organizar,comandar,coordenar e controlar são funções encontradas na empresa,onde é consideradas a experiência,responsabilidade,iniciativa e agilidade.Espírito de equipe,equidade,ordem e disciplina são características dos operários.Características e funçõesencontradas na Teoria Clássica da Administração de Henri Fayol.
Os operários trabalham sempre obedecendo a um mesmo ritmo.Nos treinamentos é utilizado um metrônomo para que todos se acostumem a manter a mesma velocidade.O que é possível associar a Administração científica de Taylor,que tinha a atenção para o tempo padrão,com abordagem de baixo para cima e das partes para o todo,se preocupandocom o chão de fábrica.Na Administração científica quanto maior a produção maior o ganho em termos financeiros,mas na Toyota a lenta - mas mais coerente – tartaruga causa menos perda,ou seja,o importante é a qualidade.A Toyota tem dois dos princípios básicos de Ford,que é a intensificação (minimiza o tempo de duração da produção por meio da utilização dos meios adequados) e a economicidade (reduzir onível de estoques).É possível identificar o Princípio do Preparo,já que todos os recém-contratados passam por um treinamento.Embora o sistema Toyota apresenta diversos avanços em relação ao sistema Taylorista,também apresenta alguns problemas,sendo o mais crítico o modelo de Keiretsu,pois se assemelha ao sistema feudal.
A Toyota utiliza tecnologia e conhecimentos e faz uso dessas teoriaspara se desenvolver e ter sucesso no mercado tão competitivo e globalizado e hoje ela é a nova líder mundial do seu setor.

2-O MODELO JAPONÊS DE ADMINISTRAÇÃO DA TOYOTA

Nos anos 50,Eiji Toyoda visitou as instalações da Ford em Deitroid e quando retornou ao Japão,junto com seu principal executivo,Taiichi Ohno,refletiram sobre o observado e concluíram que a produção em massa nãopoderia funcionar bem no Japão.Ohno analisou cada etapa do processo de fabricação de automóveis,dando origem ao novo modelo chamado de Sistema Toyota de Produção.
È possível ver na Toyota outras teorias da Administração.Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente,mas como membro de grupos,onde possui uma estrutura,uma organização dinâmica,uma coesão interna.Há uma boa comunicação e todosos funcionários buscam obsessivamente a qualidade,buscando incentivos e uma boa relação dentro da organização,tendo uso das abordagens humanísticas,a Teoria das Relações Humanas.
Um desafio é continuar desenvolvendo carros que caiam no gosto dos consumidores.O modelo híbrido,aliás,é um exemplo contundente do estilo Toyota de inovar.O Prius é resultado de um árduo trabalho em grupo.Todos osfuncionários procuram saber o que quer o consumidor e a organização age como sistemas abertos.Procurando adaptabilidade,diferenciação e eficiência,a empresa faz uso das abordagens sistêmicas.
A Toyota faz quase o oposto de tudo que se preconizou como elementos indispensáveis aos novos tempos. Tendo a sua diferenciação possui flexibilidade e sabe identificar bem os fatores de sucesso.Aproveitando as oportunidades faz uso da Teoria Contingencial.
Para Wood Jr. o sistema Toyota de produção pode ser associado à metáfora do organismo. Esta metáfora ressalta a compreensão das relações entre organização e meio,enfoca a sobrevivência como objetivo central,valoriza a inovação e finalmente depreende a busca da harmonia entre estrutura,tecnologia e as dimensões humanas.O modelo é...
tracking img