Caso tam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DMPL e DOAR

1 DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO
1.1 – MODELO
CAPITAL RESERVAS DE
SUBSCRITO A REALIZAR REALIZADO CAPITAL REAVALIAÇÃO LUCROS
Saldo em 31/12 anterior
Ajustes de Exercícios Anteriores
Aumentos de Capital:
com Reservas e Lucros
por Novas Subscrições
Lucro Líquido do Exercício
DESTINAÇÃO DO LUCRO:Transferências para Reservas
Reserva Legal
Reservas Estatutárias
Outras Reservas
Dividendos
Saldo em 31/12 atual
1.2. – CONCEITO
A DMPL é um relatório contábil que mostra as variações ocorridas nas contas integrantes do grupo Patrimônio Líquido.
Nesta demonstração contábil são evidenciados os saldos iniciais, os ajustes de exercícios anteriores, os aumentos doCapital, as Reversões de Reservas, o Lucro Líquido do Exercício e sua destinação, além dos saldos finais das respectivas contas que compõem o Patrimônio Líquido da entidade.
1.3 – DMPL SEGUNDO A LEI 6.404/76
A DMPL está prevista no §2º do art. 186 da Lei nº 6.404/76.
§2º A DLPA deverá indicar o montante do dividendo por ação do capital social e poderá ser incluída na DMPL, se elaborada e publicadapela companhia.
Conforme o parágrafo, a Lei das Sociedades por Ações concede à empresa a opção de elaborar a DMPL em substituição à DLPA. Entretanto, a partir de 1985, Sociedades Anônimas de Capital Aberto ficaram obrigadas, por resolução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), a elaborar essa demonstração, ficando dispensadas da elaboração da DLPA.
Os dados para a elaboração da Demonstraçãodas Mutações do Patrimônio Líquido também são extraídos do Livro Razão. A empresa poderá elaborar e publicar a DMPL em substituição à DLPA devido estar contida nela.
1.4 – OBJETIVOS
A grande finalidade dessa demonstração é mostrar claramente o porquê das variações entre os saldos das contas do patrimônio líquido do fim do exercício anterior e os saldos do fim do exercício atual; é mostrar o quefez mudar o valor do patrimônio líquido como um todo e o que houve de alterações internas, dentro de suas contas, mesmo que sem alteração de seu valor total.
Assim, o grande objetivo da demonstração de mutações patrimoniais é exatamente o de explicar as causas da variação dessa diferença entre ativos e passivos exigíveis durante um determinado período. Além disso, como uma das grandes razões dessaalteração do patrimônio líquido é o resultado, e quando ele é positivo (lucro) precisa receber uma destinação, torna-se a análise dessa destinação bem mais rica com essa demonstração. Afinal, muitos valores oriundos de lucros ficam definitivamente retidos (como no caso de sua incorporação ao capital); outras vezes ficam retidos para eventuais futuras utilizações na distribuição de dividendos, nocaso de haver possibilidade (reservas de contingências ou as constituídas para suportar situações financeiras incompatíveis com distribuição de dividendos quando o lucro é gerado - §§ 4º e 5º do art. 202 da Lei nº 6.404/76), e em outras ocasiões há retenções de lucros para efetivo pagamento no futuro (reserva de lucros a realizar) etc.
Além disso, existem outras utilidades adicionais. Uma vezfeita a demonstração das mutações patrimoniais, fica também facilitada a montagem da demonstração das origens e aplicações de recursos, pois se têm facilmente evidenciadas as origens de recursos provocadas por modificações do patrimônio líquido e as aplicações relativas à utilização de valores que dele constavam (dividendos, prejuízos, devoluções de capital, aquisições de ações próprias etc.)
1.5 –CAUSAS
As modificações nos componentes do patrimônio líquido decorrem dos seguintes fatos:
• aumento de capital por subscrição;
• aumento de capital por incorporação de reservas de lucro;
• aumento de capital por incorporação de reservas de capital;
• aumento de capital por incorporação de lucros acumulados;
• redução do capital por prejuízos não absorvidos por lucros ou reservas;
•...
tracking img