Caso som livre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1848 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Como você analisa a estratégia de diversificação adotada no final da década de 1990? Por que, embora seja uma estratégia funcional em muitas organizações, a Som Livre não obteve êxito?
A Som Livre foi criada com o intuito de ser o braço fonográfico das Organizações Globo, tendo como modelo de negócio a comercialização das músicas de artistas nacionais de renome, como Cazuza, Rita Lee, Tim Maiae com a criação de coletâneas de músicas temas utilzadas nas novelas da TV Globo. Com o passar dos anos a empresa decidiu ampliar sua linha de produtos, passando a oferecer outras coletâneas, com artistas internacionais, iniciando dessa forma sua diversificação que foi ampliada quando a gravadora passou a contar em seu portifólio com todos os tipos de artistas que não eram veinculados com a RedeGlobo.
A estratégia de diversificação afetou principalmente no tamanho do risco de insucesso que a empresa passaria a correr, dado o aumento do número anual de lançamentos, passando de 80 para 180 lançamentos por ano. Por conta disso, a empresa deixou de lançar álbuns que seriam considerados sucessos garantidos e passou a correr certos riscos no mercado. Outro fator é que com o aumento doportfólio, a empresa deixou se distanciar da Rede Globo, principal braço de seu sucesso, já que precisava gerar mídia em outros locais para conseguir financiar seus novos projetos, se colocando no mesmo patamar comercial que seus concorrentes.
Além disso, a empresa aumentou seu escopo com o lançamento de três novos braços, sendo eles: Som Livre Portugal (mesmo modelo brasileiro, em parceria com umaemissora de TV local); SomLivre.com (modelo de negjócios digitais da empresa); e a Zende (empresa de logística que deveria dar suporte à SomLivre.com. Essas empresas acabaram não gerando o resultado esperado e acabaram levando a Som Livre para um caminho incerto.
Quais elementos do macroambiente de negócios afetaram diretamente o negócio da Som Livre? De que forma?
Além dos problemas enfrentadospela Organizações Globo em geral, com seu endividamento em dólar e a grande desvalorização do Real, a Som Livre ainda foi influenciada pelo o desenvolvimento da tecnologia P2P, que permitiu o compatilhamento de arquivos entre pessoas na rede. O aumento do uso da tecnologia foi caracterizado principalmente pelos softwares Napster e Kazaa, e com o desenvolvimento de tecnologias BitTorren (quepermite o compartilhamento de arquivos em vários pedaços, por diversos usuários), fazendo com que houvesse uma destruição de valor do produto final. Como pode ser visto no gráfico abaixo, desde 2002 o mercado brasileiro de CDs sofreu uma queda constante até os dias atuais.
Gráfico 1 - Mercado Brasileiro de CDs (Em milhares de R$ nominais)

Fonte: Associação Brasileira de Produtos de Discos (ABPD),2008
Com a destruição de valor das musicas, tanto no meio físico, quanto no meio digital, os artistas tiveram como sua maior fonte de renda os shows, sendo que a gravadora não tinha participação nos lucros desses eventos. Além disso, o público tinha um produto pelo qual não tinha o interesse de pagar, conseguindo-o de outra forma sem ônus financeiro algum.
Analise o papel dos serviçosagregados aos produtos tangíveis na busca por vantagem competitiva.

Os serviços agregados aos produtos tangíveis oferecidos pela Som Livre são a forma de diferenciação no mercado desse negócio. Isso, porque as empresas produtoras e difusoras de mídia musical lidavam com o mesmo tipo de produto: a música. A diferenciação, até a crise sofrida pela indústria, da Som Livre estava no conteúdo exclusivoque oferecia, dada parceria com a Rede Globo.
Apenas a empresa era geradora de material advindo da programação da principal emissora de canal aberto do Brasil. Isso, por si só, já bastava para dar à Som Livre destaque frente aos concorrentes, que nesse cenário não apresentavam ameaças relevantes. Essa parceria foi essencial para que a empresa conseguisse lançar artistas renomados pela sociedade...
tracking img