Caso quem manda aqui

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (381 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Estudo de Caso “Quem manda aqui”?

1) Quais as principais causas do conflito entre Ricardo e seus filhos?
1ª) Ricardo não ter cursado Faculdade de Administração.
2ª) Ter incentivado os filhosdesde cedo a assumir a empresa, dissociado de um “Plano de Sucessão”.
3ª) Ricardo não ter criado um “Plano de Governança Corporativa”, no qual esteja clara a sua posição de Diretor Geral, superior ados filhos, como Diretores de áreas;
4ª) A resistência de Ricardo em aceitar a contratação de um Consultor experiente que, além da Consultoria, pode desempenhar o papel de mediador entre o Pai e osfilhos, desenvolvendo, inclusive, um Plano de Sucessão.
2) Qual o peso relativo da educação formal e da experiência no processo de Administração de uma empresa?
A educação formal é a base dodesenvolvimento profissional, pois a experiência que vai sendo adquirida, a partir da formação, se constrói sobre fundamentos já conhecidos, reduzindo acentuadamente o risco de erros no exercício funcional.
Oestudante universitário é formado por profissionais que têm longos anos de estudo, conhecem muito bem os conceitos e técnicas, têm vasta experiência (teoria aplicada), além de manterem-se atualizadossobre o mercado, promovendo adequada formação e segurança na tomada de decisão dos jovens estudantes.
Atribui-se, aproximadamente, 60% para a formação acadêmica e 40% para a experiência, lembrandoque o profissional contemporâneo vive na era da educação continuada, por isso é importante: aprender a aprender.
3) Opinem sobre a necessidade de um Consultor. Caso positivo, qual seria o seu papel?Um consultor seria de grande valia para:
1ª) Diagnosticar a situação e apresentar um Plano de Reestruturação Organizacional, prevendo a redução gradativa da atuação de Ricardo, restringindo-o à áreade produção, que contém a sua expertise, sem ingerência nas demais áreas da empresa.
2ª) Concomitante, a elaboração de um Plano de Sucessão, que conduza o filho mais preparado à posição de Diretor...
tracking img