Caso prático – essomar embalagens ltda

1920 palavras 8 páginas
CASO PRÁTICO – Essomar Embalagens Ltda
1 O Problema Apresentado
A Empresa Essomar Embalagens Ltda., uma das maiores no segmento de embalagens flexíveis, trabalha sob encomenda para as principais empresas alimentícias, farmacêuticas e químicas do país.
Ela depara-se com um grave problema de volume de estoque de produtos acabados. Isto por si só, já era um fato grave na maioria das empresas, porém no seu segmento era fatal, pois produtos sob encomenda devem ser fabricados e entregues, não estocados. Imaginava-se que podiam lucrar, reduzindo o número de preparações de máquinas, produzindo de uma vez o pedido que deveria ter sua entrega parcelada em duas ou mais vezes. Também ganhariam produzindo em quantidades acima do pedido do cliente, para atendê-lo futuramente. Bastava manter a quantidade excedida no estoque, e atendê-los nos próximos pedidos.
Tudo isto parecia ser correto do ponto de vista da produção, entretanto existiam alguns agravantes que faziam vir por terra essa teoria.
O pagamento da matéria-prima em 28 dias tornou-se muito dispendioso para a empresa, que recebiam o valor vendido financiado em 28,35 e 42 dias, por parcela de entrega.
O custo de armazenagem e logística do material começava a se tornar significante.
Outro problema era, clientes que modificavam as imagens das embalagens entre um pedido e outro, ou até mesmo entre uma entrega e outra. Tornando assim a quantidade excedida no estoque obsoleta, e sem interesse comercial. Para não perdê-la a área comercial tentava rever a negociação e vender com desconto.
A Essomar chegou a ter em seu estoque de produtos acabados 320 toneladas de material pronto para ser entregue. Quase quinze dias de produção, uma vez que sua média mensal era de 700 toneladas. Neste número, encontram-se vários produtos:
a) No prazo, esperando apenas para serem transportados;
b) Produzidos em lotes maiores serem entregues em várias parcelas, seguindo uma programação de entregas;
c) Produzidos em quantidade à

Relacionados