Caso pixar - inovação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3971 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Introdução
2. Objetivos
3. Revisão Bibliográfica
4. Descrição da Situação
5. Analise e Comentários
6. Conclusões
7. Referencias




















1. Introdução

A mais de dois mil anos o homem já sabe que a mudança é a única constante. Neste sentido anecessidade de inovação é antiga porem continua a ser relevante em todos os sentidos da vida, inclusive na esfera de negócios e administração.

Podemos descrever inúmeras variáveis que conduzem a necessidade de por inovação desde saturação e crise de mercados industriais tradicionais até o uso de novas tecnologias e a abertura de novas fronteiras nas necessidades humanas. Desde as redes sociaisutilizadas na primavera árabe até o descobrimento da partícula e o mundo não para e a necessidade por inovações tampouco.

Este dinamismo onipresente no mundo atual acaba por gerar oportunidades que podem ser exploradas com uso de inovações em diferentes níveis, desde a simples inovação tecnológica na compra de uma maquina capaz de incrementar a produção do ponto de vista quantitativo equalitativo até a inovação no empreendedorismo através de novos negócios e estruturas organizacionais.

O papel da inovação não pode ser subestimado no desenvolvimento da administração. Como uma das mais recentes disciplinas reconhecidas a administração bem como o papel do administrador esta ligado ao papel da inovação e seu desenvolvimento. Como administradores somos levados a exercer diferentespapéis e gerir diferentes atividades e a busca por melhorias nestas funções leva justamente ao uso da inovação.

Portanto podemos concluir que a inovação possui um papel vital no desenvolvimento da gestão como ciência e pratica o que torna seu estudo uma importante fonte de conhecimento para o desenvolvimento de novas técnicas, pensamentos e reflexões.

2. Objetivos

O objetivo deste estudo éoferecer uma analise das inovações atingidas pela empresa Pixar tanto do ponto de vista de inovação tecnológica quanto dos pontos de vista de inovação em modelo de negócios, estrutura organizacional e técnicas de gestão utilizadas.

Neste sentido teremos a principio uma revisão bibliográfica a respeito do tema inovação por autores familiares ao assunto seguido de uma descrição histórica do estúdioPixar, o conteúdo principal de suas inovações e de como as mesmas foram traduzidas em termos de competitividade para o setor de entretenimento, mais especificamente referendo-se a indústria cinematográfica.

Após esta revisão da situação o trabalho irá descrever sobre a analise do histórico da organização e comentar a respeito das iniciativas de inovação adotadas pela empresa.

Por fimteremos conclusões a respeito dos ganhos e perdas gerados pelas inovações postas em práticas pela Pixar bem como as referencias bibliográficas do estudo.

3. Revisão Bibliográfica

A inovação como método de desenvolvimento de novas idéias não é um conceito novo. A palavra em si significa uma novidade ou renovação e tem sua origem no termo latino innovatio, referindo-se a uma ideia, método ou objetocriado que pouco se parece com padrões anteriores pré-existentes.

No contexto da ciência econômica a palavra inovação foi introduzida pelo economista austríaco Joseph Schumpeter (Teoria do Desenvolvimento Econômico) na sua obra Business Cycles, de 1939. Em Capitalismo, Socialismo e Democracia (1942), ele descreve o processo de inovação, a chamada destruição criadora.

Segundo o autor, arazão para que a economia saia de um estado de equilíbrio e entre em um processo de expansão é o surgimento de alguma inovação, do ponto de vista econômico, que altere consideravelmente as condições prévias de equilíbrio.

Exemplos de inovações que alteram o estado de equilíbrio são: a introdução de um novo bem no mercado, a descoberta de um novo método de produção ou de comercialização de...
tracking img