Caso mz consult

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (415 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade: Questões dissertativas

1. Quais os pilares da governança foram negligenciados? Cite exemplos no texto.
Pilar da Transparência: Os dados da receita líquida da Americanas.com, não eraminformados separadamente e mais recentemente incorporou também o resultado da Shoptime, dificultando ainda mais a projeção. Os analistas, para descobrir, usavam o artifício de descontar os valores dacontroladora do consolidado para se chegar aos números desejados.
Pilar da Prestação de Conta: O Pão de Açúcar até há pouco tempo, em razão da estratégia de aquisições, o mercado relevava númerospouco positivos, pois se tratava de uma fase de expansão. Contudo, este processo foi interrompido há mais de dois anos e a empresa não vem retornando o investimento.
Pilar da Equidade: AmBev com a junçãoem 03/2004 com a Interbrewm que deu origem a InBev, representou um golpe contra os minoritários, pois a empresa somente pagou tag along aos portadores de ações ordinárias, de baixíssima liquidez edeixou os donos de PNs a ver navios, contrariando uma das mais importantes práticas de governança corporativa.
Pilar da Responsabilidade: O Pão de Açúcar retirou informações importantes do releasedestinado aos investidores na divulgação do Balanço Trimestral.

2. Esta negligencia, afetam os pequenos investidores? Por quê?
Sim. Conforme verificado no texto a Ambev com a sua junção com aInterbrew, que deu origem a InBev, representou um golpe contra os minoritários, pagando tag along apenas aos portadores de ações ordinárias.

3. Aonde no texto podemos encontrar uma clara evidencia da faltade transparência?
Os dados da receita líquida da Americanas.com não eram informados separadamente e mais recentemente incorporou também o resultado da Shoptime, dificultando ainda mais a projeção.A própria transação com o Shoptime foi colocada em dúvida, com suspeita de se caracterizar conflito de interesses, pois um dos controladores, o GP Investimentos, também é o controlador das Lojas...
tracking img