Caso latam

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TAM realiza fusão com chilena LAN





TAM


O ano de 1976 marca o surgimento da TAM - Transportes Aéreos Regionais, que dá origem à empresa conhecida hoje como TAM Linhas Aéreas com atendimento voltado para o interior de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Em 5 anos a empresa chega à marca de um milhão de passageiros transportados e adquire a companhia aérea Votec, estendendo as suasatividades para as regiões Centro-Oeste e Norte do país.


Na década de 90 a TAM inicia suas operações em todo o território nacional, adquire a companhia Lapsa do governo paraguaio e cria a TAM Mercosur. Em conjunto com um consórcio formado pela Lan Chile e Taca, a TAM lidera a negociação para compra das aeronaves Airbus. Outra iniciativa estratégica adotada foi a compra de uma área de 447 hectaresna região de São Carlos, interior de São Paulo, para ser sede do Centro Tecnológico. Apostando na tecnologia como meio para atender melhor os seus passageiros, a TAM lança novamente com pioneirismo no Brasil um moderno sistema de bilhetes eletrônicos, batizado com o nome de e-ticket.


Em 2004 a empresa inicia uma estratégia de crescimento para a América Latina e começa a voar diariamente paraalguns países da América Latina. No mercado doméstico, a TAM fecha uma série de acordos com companhias aéreas regionais para aumentar a sua cobertura no território nacional e oferecer novas possibilidades de conexão e de freqüências para seus passageiros.


Em 2007, como parte de sua política para o segmento internacional, a TAM estabelece parcerias estratégicas por meio da assinatura deMemorandos de Entendimento com a portuguesa TAP, a sul-americana LAN, a americana United Airlines, além da alemã Lufthansa.

Uma das prioridades da TAM em 2009 foram os preparativos para o ingresso da companhia na Star Alliance, a maior aliança mundial de empresas aéreas. A aliança oferece o acesso a 1.077 aeroportos, localizados em 175 países ao redor do mundo. Ao longo de 2009, a empresa realizouuma reformulação completa em sua plataforma tecnológica.
Não focando apenas no mercado internacional a empresa formalizou a aquisição da Pantanal Linhas Aéreas, empresa de aviação que atende cidades de densidade populacional média nos Estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná a partir do Aeroporto de Congonhas (SP). A aquisição da Pantanal tem grande valor estratégico e reflete a confiança da TAMno crescimento da economia brasileira nos próximos anos.

No último ano a empresa registrou um market share acumulado de 45,6% no mercado doméstico e de 86,5% entre as companhias brasileiras que operam vôos internacionais, mantendo liderança conquistada desde 2006.




LAN
As origens da LAN se remontam a 1929, ano em que foi constituída como empresa estatal para prestar serviços detransporte aéreo de passageiros, carga e correspondência.
Em 1989 começou o processo de privatização com o Estado do Chile vendendo 51% do seu capital acionário para investidores nacionais e para a Scandinavian Airlines System (SAS). Este processo culminou em 1994, quando os atuais sócios adquiriram 98,7% das ações da empresa. Desde então, a LAN começou um processo decidido de expansão einternacionalização.

No ano 2000, a LAN incorporou a oneworld (TM), uma aliança entre companhias aéreas líderes a nível mundial, permitindo criar um alcance global real para os passageiros.











LATAM





A TAM, em 13 de agosto 2010, realiza um acordo de fusão com a chilena LAN com o desejo de crescer internacionalmente. A partir desse acordo será criada a LATAM, porém as marcas esedes serão mantidas com o intuito de evitar obstáculos políticos. A nova companhia, composta por uma frota de 229 aeronaves e mais de 40 mil funcionários, oferecerá mais de 115 destinos em 23 países, se tornando a maior da América Latina em nº de frota, destinos ofertados e volume de passageiros atendidos.


A LATAM estará entre os maiores grupos de companhias aéreas do mundo em termos de...
tracking img