Caso integrativo rh

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução

O trabalho descrito abaixo visa delinear os pontos fundamentais para a renovação da organização. Conforme solicitado de forma prática serão abordadas estratégias de solução para os três pontos principais, visualizados pela nova diretoria;

➢ Reorientar seu posicionamento de mercado, pois após a venda da empresa X para um Laboratório Multinacional, ela ficou sem um focodefinido;

➢ Racionalizar custos;

➢ Revisar estrutura atual da organização e repensar papéis de áreas/pessoas - não se tratando somente do movimento para reduzir custos, mas principalmente para tornar mais ágil a tomada de decisão e a reação/antecipação da empresa aos movimentos de mercado.


Esta missão está orientada abaixo através de seis pilares que, em conjunto, irão endereçar asolução da crise vivida pela empresa X:























Os seis pilares e seus planos de ação respectivos estão descritos a seguir.

O primeiro ponto a ser abordado tem como objetivo adaptar a liderança ao novo desafio de competitividade apresentado pelo mercado.







1. LIDERANÇA


A fim de motivar os empregados, direcionar a empresa às mudanças e,consequentemente, ao crescimento, a liderança será envolvida em um programa de metas agressivo, coma finalidade de levar a companhia a um nível maior de competitividade.


Conceito de Liderança

- Liderança é a capacidade de conduzir um grupo de pessoas, transformando-as numa equipe que gera resultados. É a habilidade de motivar e influenciar os liderados, de forma ética e positiva, para quecontribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização.

- A base da liderança está na confiança. As pessoas só seguem e se deixam influenciar por um líder quando tem confiança nele. A confiança vem como o tempo, precisa ser construída e deve ser acumulada.

- A confiança e a credibilidade modulam o acesso do líder ao conhecimento e à cooperação. Quando aconfiança é perdida, o desempenho do grupo pode sofrer efeitos adversos graves.


Dimensões básicas que demonstram confiança

- Integridade: refere-se à honestidade e à confiabilidade. É a mais crítica e também considerada pelos funcionários como a mais importante das dimensões de confiança de seus líderes.

- Competência: envolve as habilidades e conhecimentos técnicos e interpessoais. Aspessoas dão ouvidos e confiam quando respeitam as habilidades do líder.

- Consistência: esta relacionada à segurança, previsibilidade e a capacidade de julgamento que o Líder demonstra em situações do dia-a-dia. As inconsistências entre palavras e ações reduzem a confiança.

- Lealdade: é a disposição de defender e proteger outra pessoa sem que haja oportunismo.

- Abertura: é acreditar queoutra pessoa tem total confiança em você.







Tipos de confiança

- Baseada na intimidade: as relações estruturadas com base em intimidações são as mais frágeis, pois a qualquer violação ou inconsistência pode destruir o relacionamento.

- Baseada no conhecimento: as relações são baseadas na previsibilidade do comportamento. Quanto mais conhecemos alguém, mais precisamente podemossaber o que ela vai fazer. A maioria das relações organizacionais tem como raiz o conhecimento.

- Baseada na identificação: é o nível mais alto de confiança, os controles são mínimos, a lealdade é inquestionável.


Tipos de Liderança

- Liderança Carismática: O Líder tem uma visão, está disposto a correr riscos por esta visão, é sensível tanto às limitações ambientais como às necessidadesde seus liderados e exibem comportamento fora do comum. As pessoas que trabalham para líderes carismáticos se sentem motivadas a fazer um esforço maior e, como gostam e respeitam seu líder, sentem mais satisfação no trabalho.

- Liderança Transformacional: O líder está atento às preocupações e às necessidades de desenvolvimento de cada um de seus liderados, modificam a maneira de seus...
tracking img