caso ilutrativo do aconselhamento nao diretivo

628 palavras 3 páginas
Trabalho de química

Prof: Sthela
Colegio ICE
Felipe Bordin
2° ano IM

Drogas e os efeitos no corpo e no comportamento

O que são:
Drogas são substâncias naturais ou sintéticas que afetam os processos da mente ou do corpo quando introduzidas no organismo.
Embora o termo possa se referir a qualquer composto utilizado no diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças, na maioria das vezes é utilizado para se referir a substâncias usadas recreativamente em função dos efeitos narcóticos que exercem sobre o sistema nervoso central.
Podem ser estimulantes, depressoras ou perturbadoras do sistema nervoso central.

Tipos:
Drogas estimulantes aumentam a atividade cerebral: o tempo de vigília é aumentado, a atenção é reforçada e há aceleração do pensamento – o que leva à euforia. Cafeína e nicotina são estimulantes naturais legalizados. Anfetaminas podem ser utilizadas pela medicina como moderadores do apetite, mas também são usadas sem o aval do médico.

Drogas depressoras diminuem a atividade do cérebro, tendo propriedades analgésicas. Usuários desse tipo de psicotrópico apresentam movimentos lerdos, a atenção e o tempo de vigília diminuem.
Drogas perturbadoras, ou alucinógenas, frequentemente causam ilusões visuais e alterações nos sentidos. Não aumentam nem diminuem a atividade do cérebro, mas fazem com que o órgão funcione de maneira diferente. Essas substâncias, até onde se sabe, não têm utilidade clínica e são ilegais.

Efeitos comportamentais:

MACONHA
Os olhos ficam vermelhos, o apetite aumenta, o coração bate mais rápido e a boca fica seca. O tempo parece fluir mais devagar, os reflexos e a coordenação motora são prejudicados. Fica difícil expressar um pensamento em palavras.
COCAÍNA
Aumenta a frequência cardíaca, a pressão arterial e causa excitação e ansiedade: melhora o estado de alerta, os movimentos e acelera pensamentos. A pessoa tem uma intensa sensação de poder, mas fica irrequieta.
CRACK
Faz efeito

Relacionados

  • caso ilutrativo do aconselhamento nao diretivo
    628 palavras | 3 páginas