Caso harley davidson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1385 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FERNANDA SAYURI SASAZAKI
21/09

Construindo uma Comunidade de Marca
na Caravana Posse da Harley-Davidson

Questões para Estudo

1. A Harley-Davidson deve continuar a patrocinar a ’Posse Ride’? Por quê? Qual é o papel que a ’Posse Ride’ deve desempenhar no mix de eventos da HOG?

Acredito fortemente que sim. Grande parte dos que participam da Caravana Posse planejam participar dopróximo evento, ou seja, os clientes esperam que haja uma próxima vez. Além disso, há uma forte correlação da marca Harley-Davidson com a Caravana Posse, é algo tão único e que representa muito bem o estilo de vida de um motociclista que tem uma moto Harley.

Pelo fato de ser um evento exclusivo, cria-se uma imagem de marca e uma subcultura muito forte diferente das demais marcas de motocicleta. Éum evento único exclusivo para clientes Harley-Davidson, um benefício especial que só estes clientes podem experimentar. A Caravana Posse representa mais que um evento na concepção dos clientes, é uma experiência única, quase épica, algo visto como motivo de muito orgulho e a concretização de muitos sonhos (cruzar o país, por exemplo).

Dentre os eventos organizados pela HOG, a Caravana Posse édiferenciada pela ousadia e desafio que lança perante todos os motociclistas e que só os seus clientes podem superá-lo. Os ralis itinerantes já tinham se tornado algo “comum” entre os motociclistas. Os clientes da Harley-Davidson esperam sempre coisas diferentes, portanto, a Posse foi uma resposta para atender os desejos de seus clientes.

Toda a sua organização e eventos, pelos itinerários erituais (Noite das Histórias e Juramento da Posse), cria-se uma subcultura Harley-Davidson e oportunidades de criar novas estratégias de marketing, a partir de uma aproximação com o cliente, entendendo suas necessidades e ouvindo suas opiniões. O papel da Caravana Posse é, portanto, surpreender seus clientes, dando a oportunidade de vivenciar uma experiência única, de sair da rotina cotidiana, ecriar novos vínculos com aqueles que têm algo em comum: andar de motocicleta.

Outro papel importante da Caravana Posse foi quebrar ou pelo menos neutralizar o estereótipo e a imagem negativa de motociclistas fora-da-lei e gangues.

2. Como a ’Posse Ride’ deve ser desenhada para maximizar sua
eficácia e seu potencial de geração de lucro?

A Caravana Posse II foi uma expansão do projetoCaravana Posse I, abrindo a oportunidade de mais pessoas se inscreverem e participarem. No entanto, quanto maior o número de pessoas, mais difícil se torna atender todas as necessidades e mais difícil se torna o planejamento. Por exemplo, muitos reclamavam das filas de espera dentro das concessionárias para comprarem souvenirs e acessórios da marca, onde alguns não conseguiam comprar a camisetaque tanto desejavam, algo que, no final, se tornou um grande motivo de descontentamento. Além disso, fica muito mais difícil organizar as festas para um grande número de pessoas. Portanto, após a segunda edição do evento, ficou claro que aumentando o numero de pessoas, aumenta-se também o risco de problemas. A solução seria continuar restringindo o número de pessoas ou melhorar o planejamento doseventos, garantindo que todos estejam satisfeitos. Além disso, seria aconselhável administrar melhor a logística dos eventos, alimentação e acomodação dos inscritos.

Nos pontos de parada, principalmente nas concessionárias, um ponto que um dos clientes mencionou, foi que muitas vezes as pessoas querem comprar mais coisas, acessórios e souvenirs da marca, mas que não podem, pois não há comocarregar durante o trajeto restante. Uma idéia seria entrega a domicilio por correio. Desse modo, os clientes podem comprar mais sem se preocupar em como levá-los para casa, podendo aumentar o lucro gerado durante o evento. Pode-se considerar também aumentar o mix de produtos comercializados nesses pontos.

Eventos grandes como a Caravana Posse, chama muito a atenção da mídia, sendo uma ótima...
tracking img