Caso habib's

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1142 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CASO DE SUCESSO HABIB’S

1. INTRODUÇÃO – HISTÓRIA

O Habib’s nasce de um sonho muito parecido com a história de seu fundador. Antônio Alberto Saraiva é médico formado em medicina pela Santa Casa, porém nunca exerceu a profissão. De origem portuguesa, Alberto Saraiva e sua família se mudava na década de 70 para a capital de São Paulo em busca da realização de um sonho, ser médico. Para osustento da família o pai de Alberto abriu uma padaria no bairro do Brás, onde depois de um ano foi morto decorrente de um assalto. Alberto é o filho mais velho da família e se viu obrigado a largar os estudos por um tempo e se dedicar ao negócio. Ironicamente o destino lhe reservava uma história de sucesso que apesar das dificuldades, foi aprendendo e conhecendo o negócio.
Com visão empreendedora,Alberto percebeu o crescimento da padaria e resolveu vende-la para comprar uma lanchonete, iniciando um novo negócio ao mesmo tempo em que concluía a faculdade de medicina. Mas isso não ficou por aí, Alberto agarrava todas as oportunidades que lhes aparecia e teve outros negócios como pastelaria, pizzaria e cantina. Porém, enquanto tocava a lanchonete, Alberto conheceu Paulo Abud, um senhor de 78anos, aposentado, um dos maiores cozinheiros árabes de São Paulo, com quem teve grande afinidade e começaram a falar sobre a comida árabe, da qual era rara e muito cara. Foi daí que surgiu o Habib’s, um restaurante de comida árabe adaptada ao paladar brasileiro, que também dispunha de alguns produtos mais comuns como a pizza, pastel e shop. Sua primeira loja foi inaugurada em 1988.


2.NEGÓCIO
A idéia é montar um restaurante de comidas árabes com cardápio variado e adaptado ao paladar dos brasileiros, pratos de primeira qualidade com um preço acessível às classes C e D, e principalmente que tivesse um ambiente bonito e agradável, além da inclusão de outros produtos no cardápio como pizzas, pastel e shop.
3. ESTRATÉGIA
Comercializar alimentos com preços acessíveis ao orçamento dosbrasileiros fazendo com que estas pessoas pudessem freqüentar um restaurante, comer bem e gastar pouco.
4. FRANCHISING
Percebendo o sucesso do empreendimento os sócios decidiram por abrir mais lojas e quatro anos depois, em 1992, foi adotado o sistema de franchising, sua primeira loja era inaugurada em Santo André, São Paulo. Mas o Habib’s não parava de crescer, com 10 anos de atuação nomercado, a rede já possuía mais de 100 lojas. Em 2008, com mais de 300 estabelecimentos, a rede é dona do segundo lugar de maior rede de fast-food operada no Brasil.
Para Alberto Saraiva, o relacionamento com os franqueados é de extrema importância, e da todo o apoio necessário para que o franqueado se sinta seguro com seu empreendimento. O suporte vai desde a seleção de pessoal, treinamento, análise ecapitação de pontos comerciais, decoração e montagem das lojas, e propaganda da loja. Além de um programa de qualidade dos alimentos, que segundo Alberto é mais rigoroso do que a vigilância sanitária (ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária), órgão do governo.
Para que estes procedimentos acontecessem de forma padronizada, foi criada a UTIH – Unidade de Terapia Intensiva do Habib’s –para identificar e solucionar os possíveis problemas das lojas.
5. MARKETING
Firmada no mercado e em desenvolvimento, a rede lança em 1999 uma campanha “Nosso preço começa com zero”, onde destacava três de seus produtos que custava menos de R$1,00 (pastel, kibe e esfiha). No primeiro mês de campanha, a rede conseguiu aumentar a venda do pastel em 220% e da esfiha e do kibe em 30%. Trabalharcom preços baixos é o segredo do negócio, para Alberto a melhor maneira de conquistar muitos clientes e multiplicar o faturamento e vender produtos e serviços pelo menor preço possível, experiência vivida por ele quando teve que salvar a padaria deixada pelo pai, vendendo pães bem abaixo do preço da concorrência.
Possui um serviço de delivery, “Habib’s 28 minutos” em que garante que o...
tracking img