Caso gol

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1020 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CADEIA DE VALOR

A cadeia de valor interna, de acordo com Porter (1998:31) “desagrega uma empresa nas suas atividades de relevância estratégica para que se possa compreender o comportamento dos custos e as fontes existentes e potenciais de diferenciação”.

Para obter vantagem competitiva utilizando a cadeia de valor como instrumento estratégico a empresa deve compreender toda acadeia de valor na qual opera e dos seus principais concorrentes buscando utilizar seus determinantes de custos de modo que os concorrentes tenham desvantagens de qualidade e custo frente a sua liderança.

Considerando-se o enfoque amplo[1], em Rocha (1999:106-111) verifica-se que a cadeia de valor de qualquer empresa é o conjunto de atividades criadoras de valor desde as fontes dematérias-primas básicas, passando por fornecedores de componentes até o produto final entregue nas mãos do consumidor. É, portanto, um enfoque externo à empresa, vendo cada empresa no contexto da cadeia global de atividades geradoras de valor da qual ela é apenas uma parte, conforme se vê na figura 2.

Figura 2 – Cadeia de valor . (1) Cadeia de suprimento, “a jusante”. (2) Cadeia de suprimento, “amontante”. Rocha (1999: 106-111).

Na terminologia cadeia de valor, é importante ressaltar que em termos competitivos, de acordo com Porter (1998:34) “valor é o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que uma empresa lhes fornece”. Logo, para que uma empresa alcance e mantenha competitividade é necessário que crie valor para o cliente, ressaltando-se que esse valor deve serreconhecido pelo adquirente, caso contrário se sobressairão os custos.

Existem situações em que a organização para manter competitividade por diferenciação, precisa aumentar seus custos para criar um valor maior.

Logo, uma comparação das cadeias de valor dos concorrentes apresentam as diferenças, permitindo que a organização se decida pelo seu posicionamento estratégico utilizando-se dediferenciação ou baixo custo. A relevância do enfoque amplo é que permite identificar na cadeia de valor do cliente o que pode ser reestruturado para aumentar o valor oferecido.

ELOS DE LIGAÇÃO

Os elos podem assumir duas classificações: elos horizontais ou internos e elos verticais ou externos. Aqueles representam a integração de atividades sob o enfoque restrito da cadeia de valor, enquantoestes integram segmentos da cadeia ampla.

Uma forma de se reestruturar a cadeia de valor para ganhar competitividade considerando os elos verticais pode ser através do aumento ou redução de integração dos diversos estágios da cadeia.

De acordo com Ward (1993:192) em muitos casos as estratégias de integração vertical conduzem as organizações na busca de áreas de competitividade mais sólida,direcionando-as para novos produtos com novas tecnologias e novos processos.

A importância desse tipo de estratégia determina maior vantagem competitiva, principalmente por estar fundamentada na inovação de processos e não simplesmente em produtos e tecnologias, que são mais acessíveis à concorrência.

Não é comum as organizações serem totalmente integradas de forma vertical; para Ward(1993:193), a justificativa da integração vertical total se dá quando uma nova indústria está se instalando e tem pouca ou nenhuma opção de fornecedores e pode inexistir canais de distribuição que lhe preste atendimento.

A redução da integração vertical pode ser determinada pela maturidade da indústria, conduzindo as organizações que dela participam à implementação de parcerias com fornecedores e atéconcorrentes para alcançar e manter vantagem competitiva. No entanto, em algumas situações as organizações em busca de excelência na qualidade e redução de custos para a criação de valor para o cliente optam pela integração em alguns estágios da cadeia de valor na qual operam.

A RELEVÂNCIA DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL PARA ANÁLISE DA CADEIA DE VALOR

A cadeia de valor pode desempenhar um...
tracking img