Caso Genie - UNIBH 2014

4750 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO

Talvez Genie tenha nascido normal. Era uma criança carismática e observadora, viveu grande parte da infância amarrada e em total silêncio. Condenada pelo pai viveu solitária após uma hipertermia, onde foi diagnosticada com um suposto retardo mental. Tal suposição foi suficiente para que Clark Wiley – pai de Genie, a “protege-se” do mundo. Genie não desenvolveu linguagem, vivia de forma peculiar “[...] não conseguia esticar os braços ou as pernas nem mastigar, não tinha controle sobre a bexiga e os intestinos e não falava. Reconhecia apenas seu nome e a palavra sorry (desculpe)” (Papalia, Olds e Feldman; 2001 p.18).

Os sons eram inexistentes para Genie, que era repelida ao tentar se expressar, sendo ameaçada com um porrete que era mantido ao alcance dos seus olhos como símbolo de alerta. Sempre que fazia algum tipo de barulho, era punida e amedrontada com rosnados do pai e do irmão mais velho. Genie viveu toda a precariedade que um humano poderia experimentar. Durante o dia, permanecia com pés e mãos amarrados, sentada em um minúsculo banquinho, desproporcional ao seu tamanho e desenvolvimento, e durante a noite, quando não era esquecida, era transferida para uma espécie de camisa de força, que também anulava qualquer movimento da criança. Sua dieta seguia desconforme a idade, o que poderia ter colaborado no pouco desenvolvimento físico.

Genie foi descoberta num momento de grande especulação. “A Europa apresentaria um longa-metragem sobre a criança que viveu em meio aos lobos aparentemente até os 12 anos- produção de François Truffaut - The Wild Child – (Victor, o menino selvagem de Aveyron) – especialistas buscavam a compreensão da formação da linguagem humana”. Eric Lenneberg (linguista e neurologista), recentemente havia argumentado sobre a aquisição da fala dentro de um período correspondente aos dois anos e a puberdade. Susan Curtiss era uma estudante de pós-graduação da linguística que instantaneamente se interessou pelo caso, tendo a

Relacionados