Caso general eletric

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2187 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tarefa:

Após a leitura atenta do case GENERAL ELECTRIC – Revaloração da Cultura Corporativa, você deverá responder as questões abaixo, amparado nos conceitos fornecidos nas próprias questões mas extraindo as respostas – o real, o concreto - do existente no caso.

Questão 1: MITO ORGANIZACIONAL - a cultura de uma empresa sofre uma forte influência do seu mito organizacional, que envolveuma história – ou uma saga – protagonizada por um herói já falecido ou que afastou-se dos negócios que pode ser o seu fundador, o seu sucessor ou, ainda, um revitalizador (um sócio da empresa, ou um gestor profissional). O mito organizacional normalmente comporta a figura de uma pessoa que deu alma e vida à empresa e forneceu-lhe um modelo de atuação. Nem todos os mitos tendem a ser carismáticos;alguns demonstram ser pessoas insensíveis e de difícil relacionamento. Contudo, apesar dos problemas de relacionamento dessas pessoas, as narrativas que lhes fazem a respeito produzem mitos organizacionais que despertam a confiança pela magnitude dos seus feitos. Quanto mais forte o mito, maior a sua influência cultural. Pode-se afirmar que a cultura de uma organização contém, em boa medida, o DNAcultural do seu mito organizacional.


• Identifique os mitos organizacionais da GENERAL ELECTRIC:

( ) Lâmpada incandescente
( ) Bill Clinton
(X) Thomas Edison
( ) Funcionários Faixa Verde
( X) J.P. Morgan
( ) Executivos tipo A1
( X) Jack Welch
( ) Gestão de Talentos
( ) Funcionários Faixa Preta
( )todos os acima
( ) nenhum deles



Questão 2: FORÇA-MOTRIZ ORGANIZACIONAL – impulso básico modelador da cultura de uma empresa, decorrente do sonho de fundação da empresa e/ou do legado cultural do mito da organização. É o seu espírito, sua essência e a sua razão de existir. De acordo com a empresa de consultoria Kepner, Tregoe, existem cinco tipos de Força-motriz: necessidades domercado, crescimento/lucro, capacidade de produção/tecnologia, métodos de venda e distribuição e produtos oferecidos.

• Identifique a Força-Motriz organizacional da GENERAL ELECTRIC:

( ) Força Motriz: Necessidades do Mercado (NE) - Organização motivada pelo atendimento de novas necessidades dos consumidores/ mercado. Dará muita ênfase à pesquisa mercadológica, publicidade e áreascorrelatas.. Neste tipo de Força Motriz, os profissionais de marketing serão especialmente valorizados.

( ) Força Motriz: Capacidade de Produção/Tecnologia (CP/T) - Organização motivada por suas técnicas produtivas, tecnologia e equipamentos. Tenderá a fabricar produtos que sejam acessíveis à sua tecnologia e know-how. Buscará a inovação e adaptação tecnológica. Dará ênfase a análises decustos dos produtos e técnicas produtivas. Este tipo de organização exigirá profissionais de primeira linha, nas áreas de planejamento e controle da produção, processos fabris, suprimentos e custos de fabricação, dentre outras.

( ) Força Motriz: Método de Vendas/Distribuição (MV/D) - Organização motivada pelo uso de sua estrutura de vendas e de distribuição de produtos. Este tipo de organizaçãovalorizará os esforços para captar e manter profissionais competentes nas áreas de logística e nas funções de revendedores, agentes de vendas e entregas, dentre outras.

( X ) Força Motriz: Crescimento/Lucro (CL) - Organização motivada, acima de tudo, pelo retorno financeiro de seus investimentos.. Poderá, inclusive, diversificar suas atividades. Neste tipo de organização serão apreciadas,pessoas altamente capacitadas na área financeira, orçamentária, de custos e afins.

( ) Força Motriz: Produtos Oferecidos (PO) - Organização motivada pela oferta de seus produtos ao mercado. Este tipo de terá especial interesse em contar com pessoas capacitadas nas suas áreas de vendas, dentre outras.


Questão 3: IDEOLOGIA CENTRAL - valores culturais mais fortes, autênticos, nobres e...
tracking img