Caso: ferrero roched

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2959 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de fevereiro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Case - FERRERO ROCHER
[pic]
Imagem: Internet

ESTUDO DE CASO (Aula 11/03/2011)

Resumo

A Ferrero Rocher, empresa de origem italiana presente no Brasil desde 1994, é conhecida por diversos produtos que fabrica, em particular, o bombom Ferrero Rocher. Este estudo de caso tem como foco a análise do composto de marketing desse produto de sucesso, e aborda, para ampliação do conhecimento arespeito do produto, resultados de pesquisa realizada em campo sobre a frequência do consumo, as ocasiões de consumo e critérios de escolha do produto por parte de seus consumidores. É citada ainda a evolução da empresa e de seus produtos no Brasil. O caso sugere questões para discussão com base nos conhecimentos agregados em sua leitura, os quais podem fornecer familiaridade, compreensão einformações adicionais sobre conceitos relacionados ao assunto, tais como miopia em marketing, análise SWOT e análise SWOT cruzada, além de conceitos básicos como os “4 Ps” do marketing.

Palavras-chave
Chocolates, Ferrero Rocher, composto de marketing, bombons.

Empresa Ferrero – Origens e evolução

A empresa Ferrero iniciou suas atividades na cidade italiana de Alba, em 1946. Por causa da SegundaGuerra Mundial, recém-terminada, o país atravessava uma grande crise econômica e social e a população precisava de produtos a preços acessíveis, porém havia poucos recursos e também era observada escassez de chocolate.

Esses motivos fizeram com que Pietro Ferrero, um confeiteiro local, utilizasse em sua produção as avelãs, existentes em abundância no noroeste da Itália, para lançar o primeiroproduto da Ferrero, a pasta Giandujot, antecessora da hoje famosa Nutella.

Durante os primeiros anos da empresa, o irmão de Pietro, Giovanni Ferrero, foi o responsável pelas vendas, que abrangiam toda a Itália. A divulgação da empresa era realizada pelos próprios veículos que faziam as entregas dos produtos.

Em 1956 foi inaugurada a primeira sede internacional da empresa, na cidade alemã deAllendort. Logo após a inauguração, foi lançado o segundo produto da empresa, o bombom com licor de cereja Ma Chéri. Em 1957, Michele Ferrero, de 20 anos de idade, filho de Pietro e Piera, assumiu a Ferrero e foi o responsável pelo crescimento da companhia no mercado global.

Em 1958, outra sede foi inaugurada, na Bélgica, e dois anos mais tarde, na França. Poucos anos depois, a empresa já atendiatoda a Europa e a demanda por produtos Ferrero crescia fortemente. Em 1963, a pasta Giandujot, que já havia passado por algumas modificações em sua receita desde seu lançamento, passou a se chamar Nutella, nome que persiste até os dias atuais. Nessa época, um quilo de chocolate era seis vezes mais caro do que um quilo de Nutella, e devido a esse motivo o produto se tornou muito popular.

Em1968, a empresa lançou a linha Kinder e, um ano depois, a linha Tic-Tac. Em 1969, uma nova sede foi aberta nos Estados Unidos, dando início assim à expansão da empresa no mercado mundial. Logo em seguida foram também inauguradas filiais no Canadá, na América Latina, na Ásia e na Austrália. Em 1980, a Ferrero já estava presente nos cinco continentes e, dois anos mais tarde, um grande lançamento foi oresponsável por aumentar ainda mais suas vendas, o bombom Ferrero Rocher.

Em 2007, uma pesquisa do instituto americano Reputation Institute (apud. Veja Online, 2008), que mede o nível de estima, confiança, respeito e admiração dos consumidores em relação às empresas, classificou a Ferrero como a sétima companhia mais respeitada do mundo. Para essa pesquisa foram entrevistadas mais de 60.000pessoas em 29 países e foram analisadas 600 empresas.

Os 10 primeiros colocados:
1º Lego (Dinamarca)
2º IKEA (Suécia)
3º Barilla (Itália)
4º Mercadona (Espanha)
5º AP Moller-Maersk (Dinamarca)
6º Toyota (Japão)
7º Ferrero (Itália)
8º Petrobras (Brasil)
9º Sberbank (Rússia)
10º Rockwool (Dinamarca)

No ano de 2008, a empresa Ferrero atuava no seguinte cenário: já se encontrava na...
tracking img