Caso: ferrero roched

2959 palavras 12 páginas
Case - FERRERO ROCHER
[pic]
Imagem: Internet

ESTUDO DE CASO (Aula 11/03/2011)

Resumo

A Ferrero Rocher, empresa de origem italiana presente no Brasil desde 1994, é conhecida por diversos produtos que fabrica, em particular, o bombom Ferrero Rocher. Este estudo de caso tem como foco a análise do composto de marketing desse produto de sucesso, e aborda, para ampliação do conhecimento a respeito do produto, resultados de pesquisa realizada em campo sobre a frequência do consumo, as ocasiões de consumo e critérios de escolha do produto por parte de seus consumidores. É citada ainda a evolução da empresa e de seus produtos no Brasil. O caso sugere questões para discussão com base nos conhecimentos agregados em sua leitura, os quais podem fornecer familiaridade, compreensão e informações adicionais sobre conceitos relacionados ao assunto, tais como miopia em marketing, análise SWOT e análise SWOT cruzada, além de conceitos básicos como os “4 Ps” do marketing.

Palavras-chave
Chocolates, Ferrero Rocher, composto de marketing, bombons.

Empresa Ferrero – Origens e evolução

A empresa Ferrero iniciou suas atividades na cidade italiana de Alba, em 1946. Por causa da Segunda Guerra Mundial, recém-terminada, o país atravessava uma grande crise econômica e social e a população precisava de produtos a preços acessíveis, porém havia poucos recursos e também era observada escassez de chocolate.

Esses motivos fizeram com que Pietro Ferrero, um confeiteiro local, utilizasse em sua produção as avelãs, existentes em abundância no noroeste da Itália, para lançar o primeiro produto da Ferrero, a pasta Giandujot, antecessora da hoje famosa Nutella.

Durante os primeiros anos da empresa, o irmão de Pietro, Giovanni Ferrero, foi o responsável pelas vendas, que abrangiam toda a Itália. A divulgação da empresa era realizada pelos próprios veículos que faziam as entregas dos produtos.

Em 1956 foi inaugurada a primeira sede internacional da empresa, na cidade alemã de

Relacionados