Caso embratel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1294 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Cada vez mais as organizações estão tomando a consciência de que seus diferenciais estão nas pessoas. A Copa do Mundo recentemente mostrou que o futebol, assim como as empresas, depende de seus talentos individuais para obter resultados positivos. Mas no mundo da bola, salários milionários e reconhecimento bastam para reter e motivar estes talentos. Já no mundo empresarial, sóisso não basta. O grande desafio hoje é encontrar estratégias para garantir a satisfação e motivação dos colaboradores.
A Embratel utiliza diversas ferramentas para reter seus talentos, visto que sua área de atuação é uma das mais competitivas. O diretor de RH da empresa, Joaquim de Souza Correia, acredita que atualmente salários e benefícios já não são mais fatores decisivos para a satisfaçãodos seus funcionários. O que realmente motiva são ações que promovam o desenvolvimento, o bem-estar, o reconhecimento, a qualidade de vida, o crescimento, ou seja, elementos que tragam a felicidade.
Os valores quantificados na remuneração, nos benefícios e nos incentivos de curto e longo prazo já não são um diferencial, pois são valores que podem facilmente ser copiados por outras empresas. Alémdisso, as pessoas entendem que isso “não é mais que a obrigação das organizações". Agora são os valores que não podem ser mensurados, difíceis de ser copiados, que criam uma vantagem competitiva, além de fidelizar as pessoas. Para reter estes talentos o RH deve desenvolver ações intangíveis, que não são percebidas, mas que tem impacto e valores para as pessoas.

1.1 PROBLEMA

Existem açõesintangíveis que podem ser implementadas pela organização a fim de reter talentos, em nível de valor relacionado à Qualidade de Vida no Trabalho?

1.2 HIPÓTESE

Sim. Ações como Flexibilidade de Horário, Programas de Ergonomia, Programas de Gestão de Desempenho (PGD), entre outros.

2. DESENVOLVIMENTO

Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2010), Qualidade de Vida é um conjunto depercepções individuais de vida no contexto dos sistemas de cultura e de valores em que vivem, e em relação a suas metas, expectativas, padrões e preocupações.
Qualidade de vida no trabalho (QVT), de acordo com Chiavenato (2010, p.391):

Representa em que graus os membros da organização são capazes de satisfazer suas necessidades pessoais através do seu trabalho na organização [...], a satisfaçãocom o trabalho executado; as possibilidades de futuro na organização; o reconhecimento pelos resultados alcançados; o salário recebido; os benefícios auferidos; o relacionamento humano dentro do grupo e da organização; o ambiente psicológico e físico do trabalho; a liberdade e responsabilidade de decidir e as possibilidades de participar.

Ao longo dos anos o RH era tido como papel consultivo ouaté mesmo de assessoria, muitas vezes visto até como operacional. Tendo em vista esse novo cenário, as políticas e práticas de recursos humanos voltadas à retenção de talentos giram em torno do recrutamento e seleção, desenvolvimento pessoal, do estilo de gestão, desenvolvimento de carreira, plano de cargos e salários, qualidade de vida, remuneração e benefícios (plano de previdência privada,curso de idiomas, e outros).
O Programa de Ergonomia busca incansavelmente o meio termo entre a produtividade, o desempenho e o conforto do trabalhador na execução das tarefas. A aplicação desse possibilita ao homem conquistar o seu espaço no mercado e garantir a sua empregabilidade através do desempenho, sem colocar em cheque a sua saúde, mantendo a qualidade de vida e a alegria em desempenharsuas funções, além de atender a obrigação legal imposta pela NR17. As principais conquistas de um bom programa de ergonomia são trazer conforto ao trabalhador e produtividade a empresa, consequentemente auto-sustentabilidade da mesma e a empregabilidade do seu colaborador.
Para melhoria da empresa, implantaram também o Programa de Gestão de Desempenho, que é um processo de análise e avaliação...
tracking img