Caso de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3059 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
B1 - Introdução à Análise e Projeto Orientados a Objeto

É importante, principalmente para grandes projetos, diferenciar entre as atividades de Análise e Projeto. A literatura disponível não é unânime nesse sentido e algumas empresas adotam variações nestes temas na prática.
Por exemplo, a distinção entre Modelo Conceitual de Análise e Modelo de Projeto não é consensuado na literaturacorrente. Portanto vamos fazer algumas distinções de modo a termos uma definição clara do que é cada um dos modelos. Será o conceito que utilizaremos neste curso embora algumas literaturas ou empresas possam usar de maneira um pouco diferente.
Tanto a Análise quanto o Projeto são esforços que antecedem o desenvolvimento de código. O ciclo de vida de um software contém muitas etapas, duas delas sendotanto a Análise quanto o Projeto. Outras etapas são: Levantamento de Requisitos, Codificação, Teste, etc. Não estamos nos concentrando aqui na questão da iteração, isto é, não estamos defendendo um modelo iterativo ou cascata, simplesmente constatando a existência das diversas etapas.
Algumas metodologias utilizam as etapas: Levantamento de Requisitos, Análise, Projeto, Codificação, Teste,Implantação, Manutenção. O desenvolvimento em cascata as faz seqüencialmente e o desenvolvimento iterativo trabalha de maneira cíclica.
A atribuição de responsabilidades de quais tarefas serão feitas pela Análise e quais serão feitas pelo Projeto é função da metodologia adotada pela empresa.
Neste curso a Análise trata da modelagem do domínio do problema. O projeto trata da modelagem da soluçãocomputacional. A modelagem do problema trata de regras de negócio, estratégias, diagrama de classes de análise, casos de uso, ignorando, neste momento, a existência do mundo computacional.
O projeto complementa a análise para que seja conseguida uma solução computacional para o problema. Isto inclui, por exemplo, a interface com o usuário, o banco de dados, a segurança dos dados, etc.
B1 - Introdução à UMLpara projetos orientados a objetos

A UML é uma linguagem de modelagem. UML significa Unified Modeling Language, isto é, Linguagem de Modelagem Unificada. É utilizada para modelar softwares orientados a objetos. Atualmente é a linguagem padrão utilizada na indústria de software, com dezenas de ferramentas disponíveis no mercado para sua utilização. A UML não é uma linguagem de programação comoJava e C#. É uma linguagem de notação, para modelagem.
Existem vários produtos de mercado para sua utilização, dentre eles Enterprise Architect, Rational Rose, Visual Paradigm, StarUML. Neste curso utilizaremos o StarUML por ser gratuito e pode ser baixado por qualquer um. O link para baixá-lo está abaixo:
http://staruml.sourceforge.net/en/download.php
A UML não é uma metodologia ou processo dedesenvolvimento de software. Pode ser usada por vários processos (RUP, Scrum, XP, etc.) ou mesmo sem utilizar nenhum processo.
Por que modelar software? Não é um esforço redundante e desnecessário? Por que não simplesmente sair "já programando?" Para projetos muito pequenos é possível fazer um bom sistema simplesmente "saindo programando". Para projetos minimamente significativos e importantesnão é possível, dada a limitação humana em guardar um certo número de informações. E como os sistemas estão constantemente sofrendo mudanças (legislação, alterações de mercado, solicitações do cliente, etc.) é fundamental não confiarmos apenas na memória dos analistas para guardar estas informações. E quando o seu analista receber uma ótima proposta de um concorrente, quem conseguirá extrair dele asinformações daquele sistema que só ele domina?
B1 - Tecnologias de Apoio ao Projeto Orientado a Objetos

Para auxiliar a desenvolver um bom projeto utilizamos a UML e uma metodologia, que podem ser, dentre outras:
Ferramentas UML:
•Enterprise architect
•Rational Rose
•Visual Paradigm
•StarUML (usado neste curso)
Metodologia:
•RUP (Rational Unified Process) dentre outras
B1 -...
tracking img