Caso de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1156 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Casos de uso – Sistema para rede de farmácias
Patrik Jair C Leite

Engenharia de Software, Jair C Leite

Engenharia de Software, Jair C Leite

Engenharia de Software, Jair C Leite

Exemplos de casos de uso

Engenharia de Software, Jair C Leite

Casos de uso – Consultar produto
Caso de uso: Visão Geral: Objetivo: Ator primário: Ator secundário: Pré-condição: Pós-condição:Seqüência típica de eventos: Consultar Produto O Funcionário consulta os dados relativos a cada produto. Realizar uma busca de um determinado produto. Funcionário --Produto estar cadastrado e funcionário ter acesso a consultar produto no sistema. Dados do produto são apresentados ao funcionário. 1. Funcionário consulta um produto informando nome do produto 2. Sistema retorna os dados do produto resultantedaquela consulta e o estoque deste em cada loja pertencente à rede da Farmácia-Cliente. Os dados do produto são: código de barras, código, código de abcfarma, descrição, substância(s), preço de venda, preço de custo, fabricante, fornecedor, grupo, situação (ativo, inativo, promoção), desconto individual, prateleira a que pertence, alíquota, nome curto (para impressora fiscal) , data da últimaatualização, unidade de volume (caixa, pacote, frasco,...) e quantidade em estoque. Linha 2(1): Se o produto não existir o sistema apresenta erro. Linha 2(2): O Funcionário pode executar o caso de uso Consultar Histórico de Produtos. Linha 2(3): O Funcionário pode executar o caso de uso Classificar Produtos por Prateleira.

Seqüência alternativa:

Engenharia de Software, Jair C Leite

Casos deuso – Consultar devoluções
Caso de uso: Visão Geral: Objetivo: Ator primário: Ator secundário: Pré-condição: Pós-condição: Seqüência típica de eventos: Consultar Devoluções O Vendedor consulta as devoluções de produtos pelos Clientes realizadas no sistema. Consultar dados sobre alguma devolução. Vendedor --Vendedor ter acesso a consultar devoluções e Cliente ter feito devolução. Devoluçõesrealizadas por cliente num determinado período são apresentadas na tela. 1. Vendedor informa a data da movimentação desejada. 2. Sistema retorna as devoluções ocorridas naquele dia informado. Linha 1: Caso a data informada seja inválida, o sistema apresenta erro. Linha 2 (1): Vendedor tem a opção de informar o número da devolução, o sistema retornará os dados desta. Linha 2 (2): Vendedor pode imprimir adevolução desejada.

Seqüência alternativa:

Engenharia de Software, Jair C Leite

Casos de uso – Consultar histórico de produto
Caso de uso: Visão Geral: Consultar Histórico de Produto O Sistema gera um histórico das transações (VenDa, TransFerência, DeVolução, EnTrada, entrada por Cancelamento de Venda, saída por Cancelamento de Entrada) que ocorrem com os produtos tornando possível umaavaliação sobre estes. Por exemplo, avaliar a movimentação de estoque ocorrida sobre determinado produto. Avaliar as transações ocorridas com o estoque dos produtos. Vendedor --Vendedor ter acesso a consultar o histórico dos produtos. O sistema apresenta as transações ocorridas com o produto. 1. O vendedor escolhe a opção de consultar o histórico do produto. 2. Vendedor informa o código doproduto. 3. Sistema lista as transações ocorridas sobre aquele produto identificando: data, hora, tipo de transação (VenDa, TransFerência, DeVolução, EnTrada, entrada por Cancelamento de Venda, saída por Cancelamento de Entrada), produto, quantidade anterior, quantidade movimentada, quantidade atual e Funcionário que a executou.

Objetivo: Ator primário: Ator secundário: Pré-condição: Pós-condição:Seqüência típica de eventos:

Engenharia de Software, Jair C Leite

Casos de uso – Consultar histórico de cliente
Caso de uso: Visão Geral: Consultar Histórico de Cliente O Sistema informa as vendas realizadas para um determinado cliente tornando possível uma avaliação sobre o mesmo. Por exemplo, saber a importância deste para a Farmácia-Cliente pela freqüência que adquire produtos da...
tracking img