Caso de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 37 (9046 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício 4-1: descreva a posição do diagramas de casos de uso no processo de desenvolvimento incremental e iterativo. Quando eles são utilizados? Para que são utilizados?
Do livro: Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Eduardo Bezerra. Editora Campus.

Considerando que o processo de desenvolvimento incremental é utilizado, a identificação da maioria dos atores e casos de uso éfeita pelos analistas na fase de concepção. A descrição dos casos de uso considerados mais críticos começa já nessa fase, que termina com 10% a 20% do modelo de casos de uso completo. Na fase de elaboração, a construção do modelo continua de tal forma que, ao seu término, 80% do modelo de casos de uso esteja construído.

Na fase de construção, casos de uso formam uma base natural através da qualpodem-se realizar as iterações do desenvolvimento. Um grupo de casos é alocado a cada iteração. Então, o desenvolvimento do sistema segue a alocação realizada: em cada iteração, um grupo de casos de uso é detalhado (utilizando um nível de abstração real) e desenvolvido. O processo continua até que todos os casos de uso tenham sido desenvolvidos e o sistema esteja completamente construído. Essetipo de desenvolvimento é também chamado de desenvolvimento dirigido a casos de uso.

Conforme mencionado há pouco nesta seção, um fator importante para o sucesso do desenvolvimento do sistema é considerar os casos de uso mais importantes primeiramente. Murray Cantor (Cantor, 1998) propõe uma classificação dos casos de uso identificados para um sistema em função de dois parâmetros: risco dedesenvolvimento e prioridades estabelecidas pelo usuário. Dessa forma, cada caso de uso se encaixa em uma das categorias a seguir:

1. Risco alto e prioridade alta: casos de uso nesta categoria são os mais críticos. Devem ser considerados o quanto antes.
2. Risco alto e prioridade baixa: embora os casos de uso nesta categoria tenham risco alto, é necessário, antes de começar a considerá-los, negociarcom o cliente em relação a sua verdadeira necessidade.
3. Risco baixo e prioridade alta: embora os casos de uso tenham prioridade alta, é necessário ter em mente que os casos de uso de mais alto risco devem ser considerados primeiro.
4. Risco baixo e prioridade baixa: em situações em que o desenvolvimento do sistema está atrasado, estes casos de uso são os primeiros a serem "cortados".Através da atribuição de importância segundo a categorização de Cantor, um caso de uso não tão importante não será contemplado nas iterações iniciais. Se o requisito correspondente a esse caso de uso for modificado ou não mais precisar ser considerado, os analistas não terão desperdiçado tempo com ele.
Note também que a descrição expandida de um determinado caso de uso é deixada para a iteração na qualeste deve ser implementado. Isso evita que se perca tempo inicialmente no seu detalhamento. Além disso, essa estratégia é mais adaptável aos requisitos voláteis. Se todos os casos de uso forem detalhados inicialmente, e se um ou mais requisitos são modificados durante o desenvolvimento, toda a modelagem correspondente a esses casos de uso sofrerá modificações. Por outro lado, se a descriçãodetalhada é deixada para a iteração à qual o caso de uso foi alocado, uma eventual mudança dos requisitos associados a esse caso de uso não afetará tão profundamente o desenvolvimento.

____________________________________________________________

__________________
A construção do modelo de casos de uso deve se adequar ao processo de desenvolvimento sendo utilizado. Os casos de uso maisarriscados devem ser considerados primeiramente.
____________________________________________________________

__________________

Casos de uso nas atividades de análise e projeto

Alguns desenvolvedores escrevem as descrições iniciais de casos de uso mencionando detalhes de interface gráfica com o usuário (considerando atores humanos). A justificativa é que a narrativa dos casos de uso segundo...
tracking img