Caso de uso

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1712 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Instituto Politécnico de Beja Escola Superior de Tecnologia Gestão de Beja Licenciatura em Engenharia Informática

Texto de Apoio Disciplina de Engenharia de Software

Casos de Uso

Elaborado por:

Isabel Sofia Brito

2001

Casos de Uso

Índice

Índice............................................................................................ 2 1-Introdução................................................................................ 3 2- Âmbito ..................................................................................... 3 3- Elementos que Constituem os Casos de Uso. ......................... 3 4- Documentação dos Casos de Uso............................................ 6 5- Exemplo Prático ...................................................................... 66- Conclusões............................................................................. 10 Recomendações Acerca da Estrutura de Casos de Uso:......... 10 Regras de Estilo....................................................................... 10 7- Referências ............................................................................ 10

2

Casos de Uso

1- Introdução
Neste texto deapoio apresentamos os conceitos fundamentais para a utilização de Casos de Uso no contexto da Engenharia de Requisitos. Assim, são abordados os seguintes pontos: - Âmbito. - Elementos que constituem os casos de uso. - Documentação. - Exemplos ilustrativos da sua aplicação

2- Âmbito
O Caso de Uso é uma técnica para a especificação de requisitos, com o objectivo de auxiliar a análise e gestão dosrequisitos. Desta forma, podemos indicar como benefícios da aplicação de Casos de Uso, o facto de apoiar o processo de obtenção dos requisitos do sistema, de permitir o aumento do grau de rastreabilidade para a seguinte fase do processo de desenvolvimento do software (desenho), fornecer formas de validação dos requisitos e por último, pode ser utilizado como uma framework para o desenvolvimentodo manual do utilizador. É importante saber distinguir entre os requisitos do sistema e os requisitos do utilizador. Assim, os requisitos do sistema são caracterizados pela funcionalidade que o sistema deve prover ao utilizador e ou outros sistemas, caracterizada pela interacção. Os requisitos do utilizador são os objectivos/necessidades que este pretende que o sistema suporte. Estes requisitos(dos utilizadores) são definidos através de uma perspectiva externa ao sistema.

3- Elementos que Constituem os Casos de Uso.
Nesta secção é utilizada a linguagem standard de modelação de Casos de Uso UML (Unified Modeling Language). Assim, temos os seguintes elementos que integram os diagramas de Caso de Uso suportados pela UML:


Actor:

Um actor é alguém ou algo que deve interagir com osistema que esta a ser desenvolvido. Outra possível definição, indica que um actor é um papel que um utilizador pode ter perante o sistema. Isto não invalida que um utilizador não possa ter vários papéis. Na especificação dos requisitos é preferível começar por identificar os actores, para seguidamente identificar os Casos de Uso. Na figura 1, podemos observar a notação utilizada para representar oactor.

3

Casos de Uso

Fig. 1- Representação do actor nos diagramas Casos de Uso •

Casos de Uso:

Casos de Uso são as acções que devem suceder quando um actor interage com o sistema e que permite ao mesmo atingir o seu objectivo. Assim, cada Caso de Uso é uma sequência de possíveis acções realizado por um actor e o sistema numa determinada altura. Por um lado, os Casos de Uso devemser definidos para representar os objectivos do actor, e por outro lado, o Caso de Uso deve representar as funções ou comportamentos do sistema que representa a interacção com o actor. Na figura 2, podemos observar a notação utilizada para representar o actor.

Fig. 2- Representação de Casos de Uso nos diagramas Casos de Uso

Vantagens da utilização de Casos de Uso: o o o Representa os...
tracking img