CASO DE NOSKO E NEFEDOV V

9448 palavras 38 páginas
CASO DE NOSKO E NEFEDOV v. RUSSIA
O caso teve origem em dois requerimentos (n. 5753/09 e n. 11789/10) contra a Federação Russa apresentados ao Tribunal, nos termos do artigo 34 da Convenção para a Proteção dos Direitos do Homem e das Liberdades Fundamentais ("A Convenção") por dois Russos, Sra. Alla Vladimirovna Nosko e o Sr. Nikolay Polikarpovich Nefedov ("os requerentes"), em 30 de dezembro de 2008 e 25 de janeiro de 2010, respectivamente.
Sra. Nosko foi representada pelo Sr. Ivan Grigoryevich Nosko, um advogado atuante na cidade de Zarechnyy na Região de Penza. O Governo russo ("o Governo") foi representado pelo Sr. G. Matyushkin, representante da Federação da Rússia no Tribunal Europeu dos Direitos Humanos.
Os recorrentes, que haviam sido condenados por corrupção e cumplicidade em suborno, respectivamente, alegaram que a sua condenação foi um resultado do aprisionamento pela polícia que violava o artigo 6.º da Convenção.
Em 17 de novembro de 2010, os requerimentos foram comunicados ao Governo.
OS FATOS
I - As circunstâncias do caso
Os requerentes foram ambos alvos de operações secretas destinadas a investigar suborno lançadas pela polícia que baseou-se nos parágrafos 6 e 8 das Atividades Operacionais de Pesquisa da Lei de 12 de Agosto de 1995 (no. 144-FZ).
Os fatos de cada caso criminal individual, tal como apresentado pelas partes, estão resumidos abaixo. Os detalhes factuais das operações secretas não estão em litígio e os candidatos admitiram que tinham recebido o dinheiro em troca de promessas para prestar determinados serviços. No entanto, as recorrentes contestaram a posição do Governo quanto às razões para as operações encobertas e as circunstâncias que levaram a eles. Em particular, eles alegaram que tinham aceitado o dinheiro só porque a polícia os havia incitado a fazê-lo, e eles não teriam feito isso em quaisquer outras circunstâncias.
O requerimento da Sra. Nosko (requerimento nº. 5753/09)
A requerente nasceu em 1960 e vive em Zarechnyy,

Relacionados