Caso de estudo - imaginarium

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2145 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA CATARINA DA SILVA CARAPUÇA
Mestrado em Gestão e Auditoria Energética
Disciplina: FT – Fundamentos de Dirección de Empresas
Trabalho 1
2010

Grizli777
[Escrever o endereço da empresa]
[Escrever o número de telefone]
[Escrever o número de fax]

Durante esta primera semana veo que os habéis familiarizado con el campus virtual e incluso habéis empezado a plantear líneas de discusiónen el foro de tutorías.
Es un buen momento para proponeros la primera actividad complementaria del curso. Periódicamente, os iré proponiendo pequeños ejercicios, como éste, para que reforcéis y complementéis los conocimientos adquiridos durante el curso.
Para calentar motores, vamos a realizar un ejercicio relacionado con la unidad 1 y, en concreto, con el punto 5 (el empresario emprendedor).Os propongo la visualización de una pequeña entrevista realizada al creador de Imaginarium (una famosa tienda de juguetes española). La encontraréis en:
http://www.emprendedorestv.com/canal/26/emprendedores
(apartado “más votados”)
Otros materiales sobre este caso que podéis consultar son:
* Entrevista a Félix Tena (modelo de negocio de Imaginarium):http://www.youtube.com/watch?v=_vSPa4z_Jl8
* Artículo de Expansión de marzo de 2010: http://www.expansion.com/2010/03/23/empresas/1269384981.html
Os propongo las siguientes cuestiones:

1. ¿En qué consiste el modelo de negocio de Imaginarium?
2. ¿Cuáles son las claves del éxito de esta empresa?
3. Identificar algunas características personales de Félix Tena que puedan explicar su éxito como emprendedor.

1. ¿Enqué consiste el modelo de negocio de Imaginarium?
A empresa baseia-se num modelo de integração vertical, em que todos os processos se centralizam, com a excepção da fabricação e transporte que são totalmente subcontratados. (ver Figura 1-1)
O modelo de distribuição de retalho multicanal de valor acrescentado, permite que os produtos sejam competitivos, com preços abaixo da média do mercado.
Paratal, possui 2 centros nevrálgicos, onde desenvolve de forma paralela e sincronizada, as suas actividades de investigação e desenvolvimento e de logística. (Ver Figura 1-2)
A Imaginarium segue uma estratégia de diferenciação pela qualidade e está direccionada para um nicho de mercado específico: o dos pais com sensibilidade especial.
Figura 1-1
Modelo de Negócio da Imaginarium

Fonte:www.imaginarium.es/quienes/somos em 26 de Outubro de 2010

Figura 1-2
Modelo de Negócio da Imaginarium – Centros Nevrálgicos

Fonte: www.imaginarium.es/quienes/somos em 26 de Outubro de 2010

Fundamentos Teóricos
Se as actuais linhas de produtos de uma companhia têm um real potencial de crescimento, a concentração dos recursos nessas linhas de produtos faz todo o sentido como uma estratégia para ocrescimento. As duas estratégias básicas de concentração são o crescimento vertical e o crescimento horizontal. Firmas em crescimento numa indústria em crescimento tendem a escolher estas estratégias antes de tentarem a diversificação.
O crescimento vertical pode ser alcançado ao assumir uma função previamente garantida por um fornecedor ou por um distribuidor. A companhia, com efeito, cresce aofazer o seu próprio fornecimento e/ou distribuindo os seus próprios produtos. Isto pode ser feito para reduzir os custos, para ganhar controlo sobre um recurso escasso, qualidade de garantia de uma contribuição fundamental ou obter acesso a potenciais clientes. Este crescimento pode ser alcançado, ou internamente ao ampliar as operações actuais ou externamente através de aquisições. Por exemplo,Henry Ford usou os recursos internos da companhia para construir a sua Fábrica de River Rouge, fora de Detroit. O processo industrial foi integrado ao ponto que o minério entrava no final da longa fábrica e os automóveis acabados saiam pela outra ponta, para um enorme parque de estacionamento. Em contraste, a Cisco Systems, fabricante de hardware da Internet, escolheu a rota externa para o...
tracking img