Caso da vara

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (639 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESUMO

O Caso da Vara é um conto narrado em terceira pessoa e tem como personagens, Damião e Sinhá Rita. O moço Damião foge do seminário por não querer seguir carreira eclesiástica. Esta haviasido escolhida por seu pai. Sem saber a quem recorrer, refugia-se na casa de Sinhá Rita, viúva com quem seu padrinho, João Carneiro mantinha relações não entendidas por Damião. Ao explicar seu desgostopelo seminário, Sinhá Rita resolve ajudá-lo. Po isso, manda chamar João Carneiro a fim de que ele intercedesse junto ao pai de Damião. O rapaz em pouco tempo, está à vontade, contando anedotas queanimam a negrinha Lucrécia, criada da casa. Sinhá Rita, percebendo a destenção da menina com seus afazeres ameaça Lucrécia com uma vara. Isso significava que se ela não terminasse suas tarefas até à noiteseria punida. Damião resolve que a protegeria, aso sinhá Rita resolvesse surrá-la com a vara. João Carneiro é colocado a par da situação e envia um bilhete, dizendo à sinhá Rita que o pai do rapazresistia a idéia de vê-lo fora do seminário. Ao bilhete sinhá Rita responde que ele salve o moço ou nunca mais vai vê-la. À noite, quando era hora de recolher os trabalhos, Lucrécia não tinha terminadoo seu. Sinhá Rita, irada, pega a menina pela orelha e pede a Damião a vara. Ele vacila, mas decide proteger-se a si mesmo e, apesar das súplicas de Lucrécia, ele alcança a vara.


RESENHA CRITICAQuando li este ótimo conto,pode notar um bom texto realista em minhas mãos, isso fez com que fizesse um comentário com meus colegas de classe.
o conto retrata uma pequena parte da vida de um senhorque está sendo obrigado,a viver no seminário, isso gera disgosto em sua vida ,e por sua vez foge ,mas ao se dar de cara com a rua e ver todos ao olhar o seminarista fugitivo, se disespera ,e logo seponhe a pensar como pode se safar ,lembra de uma tia ,não perde tempo ,vai suplicar uma ajuda ,sua tia não recusou.
Damião começara a si desesperar, pois seu pai não há de dar o braço a torcer ,mas...
tracking img